MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

segunda-feira, 4 de junho de 2012

DORMIR BEM? O COLCHÃO É FUNDAMENTAL!



Dormir bem é fundamental na vida de qualquer pessoa e, mais do que isso, é a garantia de saúde física e mental. De acordo com os médicos, uma pessoa adulta precisa dormir em média sete horas por noite, o que representa 2555 horas por ano. Ou seja, uma pessoa que vive 73 anos, de acordo com a expectativa de vida dos brasileiros calculada pelo IBGE, passa 35 anos dormindo.  
Desta maneira, um tempo suficiente para justificar um excelente investimento em Colchões e Travesseiros! Não Acham? 
A qualidade do nosso sono reflete diretamente em nosso rendimento e eficiência nos momentos em que estamos acordados. O que pouca gente sabe é que, com uma medida muito simples,  investir em um bom colchão e travesseiro pode ser o que falta para ter noites bem dormidas. 
Às vezes a insônia pode ser fruto de um mau posicionamento na cama, travesseiros que não acomodam bem a coluna cervical ou um colchão mole ou duro demais.
Para escolher o colchão ideal para você, o primeiro passo é levar em conta o seu peso. De acordo com o professor Gilberto Ohara, do departamento de ortopedia da Unifesp, a característica essencial em um colchão e que os médicos recomendam ser verificada antes de qualquer outra é a densidade.
A densidade é uma característica dos modelos de espuma e a principal maneira de classificá-los. Ela vem indicada na embalagem pela letra D e é a responsável por mensurar quanto o colchão vai ceder à pressão da massa corpórea do usuário, de acordo com o volume por metro cúbico de espuma. Na hora da compra, você pode consultar a tabela de densidade, disponível nas lojas, e também procurar pelo selo Pró-Espuma, que atualmente atesta a qualidade destes produtos.
Hoje é possível encontrar no mercado colchões de espuma com densidade real, densidade aproximada do real e densidade referência, que guarda pouca relação com a real. A partir de 2013 entrará em vigor uma norma do Inmetro que garantirá o selo de conformidade apenas para as peças com densidade real.
Veja as diferenças de rigidez do colchão e o efeito delas sobre o posicionamento da coluna.

Como escolher o tipo correto de colchão:

colchão
Dormir em um colchão muito rígido ou mole demais pode alterar a posição natural da coluna e da musculatura e, ao invés de relaxar, acaba gerando cansaço físico e muitas dores. 
Quando a rigidez do colchão é excessiva, a coluna fica torta e o quadril, ombros e cochas deslocados. A postura errada acaba exigindo demais dos músculos quando eles deveriam relaxar. 
No entanto, quando é pouca, não promove a sustentação necessária para as partes mais pesadas do corpo deixando a coluna sem apoio.
"Um colchão mole demais, tanto se a pessoa estiver deitada de lado quanto de barriga para cima, vai acompanhar as pressões do corpo e fazer com que a coluna fique desalinhada. Ao longo do tempo, essa postura inadequada vai causando alterações na coluna que podem se tornar degenerativas e contribuir para o aparecimento de artrose, por exemplo", alerta o médico Gilberto Ohara. O mesmo problema pode ser gerado pelo uso de um colchão duro demais.
Todo colchão deve ceder proporcionalmente às curvaturas do corpo da pessoa que se deita, mantendo a coluna bem posicionada, da maneira mais retilínea possível. Ohara explica que não existe uma posição ideal, mas que guardadas as características de conforto individual, quanto mais pesado o usuário, maior precisa ser a densidade da peça.

"Para casais com discrepância de peso, por exemplo, é recomendado que o colchão seja feito por encomenda, mantendo a densidade indicada para cada um em seus respectivos lados" , menciona o professor. Mas, se um colchão personalizado não é opção para você, a recomendação é que a densidade esteja de acordo com a pessoa mais pesada.
Muitas pessoas acreditam que os colchões de espuma deformam em pouco tempo, mas Luiz Castro, diretor comercial da F.A. Maringá, fabricante de colchões, argumenta que isso depende da qualidade. "Esqueça o papo de que colchão de espuma deforma com mais facilidade, porque embora seja mais barato, o que determina efetivamente a vida útil de um colchão é a qualidade do produto", afirma.
Como escolher o tipo correto de colchão:

Os colchões de molas são formados por camadas. Segundo Geison, a composição básica é feltro, mola, feltro e espuma. "Tudo que vai acima do molejo (camada com o conjunto das molas) são itens que vão interferir no conforto e o que vai dar o efeito de densidade neste modelo é a mola", afirma.
Existem cinco tipos de molas no mercado, mas as três mais comuns são bonnel, superlastic e pocket. O sistema bonnel é o tradicionalmente macio e mais comum, enquanto o superlastic tem fios contínuos que oferecem resistência e suporte ideal ao corpo. O sistema pocket reúne molas pré-comprimidas ensacadas individualmente, por isso não há atrito entre as molas e, consequentemente, ruídos. "O movimento de uma pessoa não interfere no conforto da outra", explica Luiz.
 Molejo superlastic, à esqueda, e bonnel, à direita
O gerente de colchões da Mannes explica que as molas superlastic podem suportar até 150 quilos, contra 100 quilos da bonnel. Ao contrário dos colchões de espuma, os de mola não precisam ser escolhidos de acordo com uma faixa de peso e altura, pois todos os biótipos abaixo do peso máximo podem ser atendidos confortavelmente. "Se você usa um colchão de espuma com densidade maior do que a indicada pode ficar com dores. Isso não acontece com o de mola, porque ele vai se adequar a qualquer tipo de curva", ressalta Geison.
O ortopedista Gilberto Ohara afirma que não tem "nada contra nem nada a favor dos colchões de mola", mas sua recomendação é sempre dar preferência para aqueles que tenham alguma certificação que relacione o peso com a capacidade de compressão da peça.
camadas de um colchão de molas
As espumas que completam os modelos de mola também podem ser de tipos diferentes. Luiz Castro explica que a viscoelástica apresenta alta capacidade de absorção de vibrações e de manter sua forma e dureza, além de curto tempo de retorno e resiliência. "Seu grau de conforto e qualidade diferenciada motivou a escolha desse material para a fabricação de assentos para os pilotos da NASA, fato que a tornou famosa", lembra Luiz. Além disso, este material também é capaz de manter a temperatura ambiente, causando uma sensação de 'espuma fria'.
Outra opção é a espuma de alta resiliência (HR). Produzida com alta tecnologia, alia suporte ao corpo e conforto, pois é mais macia e oferece melhor harmonia com o sistema de molejo quando comparada com espumas convencionais.
A espuma látex é o terceiro tipo disponível no mercado. "O maior diferencial do látex é ser um material de ótima elasticidade e grande durabilidade, garantindo um elevado nível de conforto por adaptar-se ergonomicamente ao corpo e ter propriedades termorreguladoras, garantindo desta forma um sono de altíssima qualidade", avalia Luiz Castro.
O revestimento final e que deixa o colchão com a aparência que o vemos nos pontos de venda são os tecidos. Geison explica que hoje, além de opções naturais, como fibras de bambu, coco, banana, a finalização pode ser colorida. "Até um tempo atrás, cerca de dois anos, os acabamentos dos colchões eram nas cores branca e bege e em variações destes tons. Hoje nós já temos peças totalmente pretas e em outras cores", salienta o gerente da Mannes.
Os tecidos mais tradicionais são os de malha, mas você também pode escolher por um tipo de cashmere composta por uma porcentagem de lã de cabra, o que torna o revestimento naturalmente térmico.
Se, depois de conhecer tantas opções você ficou confuso, o diretor da F.A. Maringá dá algumas dicas. "Para quem tem dores nas costas vale investir nos colchões com látex, espuma viscoelástico ou espumas de alta resiliência. Esses materiais se moldam ao corpo e são mais confortáveis do que as espumas comuns. Já os mais pesados devem preferir os colchões com fio contínuo (Miracoil ou Superlastic) e reforço estrutural. Caso você seja alérgico é só pedir um colchão revestido com materiais naturais como fibras de bambu", recomenda.
Escolher um colchão de qualidade é fundamental para ter boas noites de sono, sem acordar com dores na coluna ou no pescoço.
Depois de escolhido, é preciso saber como conservar seu colchão para que ele continue apto a proporcionar um sono reparador por muito tempo.
Com excesso de umidade e ventilação inapropriada, a espuma que compõe os colchões pode se tornar alvo fácil para ácaros, fungos e bactérias, portanto:
  • Não forre com papelão ou plásticos as ripas do estrado sobre as quais o colchão será colocado. O espaço existente entre as ripas é responsável pela ventilação na parte debaixo do colchão.
  • Não utilize capas plásticas para proteger o colchão.
  • Pelo menos uma vez por semana, pela manhã, retire os lençóis e deixe as janelas abertas para ventilar e iluminar o ambiente. A iluminação natural indireta ajuda a eliminar o excesso de umidade sem danificar a estrutura dos colchões.
  • Se o colchão absorveu umidade, coloque-o ao sol pela manhã durante 30 minutos.Não ultrapasse esse tempo, já que a exposição direta ao sol pode ressecar as estruturas do colchão.
  • Colchões de mola permitem melhor ventilação da espuma, além de oferecer mais firmeza e elasticidade.

Sobre Colchões Bioquânticos - 

O que é, e porque usar a Bioquântica?



Energia Bioquântica, descoberta a uns cem anos



pelo Físico Max Planck. A energia Bioquântica nada



mais é do que a energia do corpo, que é de 1 Volts

e meio, mesma potência da Energia Bioquântica.

Quando somos crianças, adolescentes, jovens nosso

corpo tem muita energia. Com o passar dos anos,

nossas células começam a perder a energia e

deixam de realizar suas funções. Ou realizam de

maneira parcial. É por isso que quando 

envelhecemos ficamos doentes. Mas, podemos

resolver essa questão de perda de energia com a

Energia Bioquântica. A Bioquântica Alimenta o


corpo, repondo a energia e assim reativando as


células. 


Saiba mais em: http://sergionunespersonal.blogspot.com.br/2012/04/energia-bioquantica.html



E a Energia Magnética (Magnetismo) para que serve?



Energia Magnética, energia da terra (do Núcleo, o


Magneto). Ao passar dos anos a Energia Magnética


(O Magnetismo) vem perdendo seu potencial,


causando a Síndrome da Escassez Magnética, que é


a falta de magnetismo no corpo. E a Energia


Magnética esta no Colchão Bioquântico através de


ímãs, que emitem um campo magnético igual a da


terra.




O que é Infravermelho Longo?



Infravermelho Longo, energia do sol. A energia do


sol é altamente recomendada por médicos.Mas nos


tempos modernos não demos tempo de tomar um 


banho de sol pela manhã, quando a energia do sol


não trás consequências e sim benefícios.O


Infravermelho Longo está no Colchão Bioquântico


Através de pequenas bolinhas brancas, que são a


mistura de Platina, Alumínio e Titânio, que juntas 


emitem uma energia igual a do sol (Infravermelho).




Saiba mais em: http://sergionunespersonal.blogspot.com.br/2012/06/infra-vermelho-longo-o-que-e-beneficios.html








Para que serve a Vibroterapia


(Vibromassagem)? 




É uma vibração emitida por pulsos e ondas


eletromagnéticas, que massageiam o corpo inteiro.É


uma massagem relaxante, que tira o Stress, alivia a


tensão dos músculos, e da estímulos aos ossos,


facilitando a liberação do cálcio.



Benefícios para a mente -


Diminuição de ataques epiléticos;


Melhora a atividade cerebral;


Efeito calmante;


Depressão;


Stress.




Benefícios para o sistema Hormonal -


Liberação de neurotransmissores – Serotonina;


Hipófise – A mais importante;


Diabetes - Insulina;


Impotência Masculina – Testosterona;

Frigidez Feminina – Progesterona e Estrógeno;

Pressão Arterial – Supra renal;

Regeneração Hepática;

Células endoteliais;

Lupos – Lesão cutânea;

Suco pancreático;

Suco gástrico;

Fígado;

Aumentam os linfócitos – Defesa do organismo;

Mal de Parkinson - Dopamina




Benefícios para a coluna e ossos -


Nosso produto corrige a mau postura da coluna;


Alivia a dor;


Bico de papagaio;


Lombalgias;

Nervo ciático;

Hérnia de disco;

Calcificação das juntas




Benefícios para o coração e circulação -


Infartos;


Derrame Cerebral;


Hipertensão




Benefícios para o sistema nervoso e muscular-


Tendinite;


Bursite;


LER/DORT;


Nervo ciático




Benefícios para os intestinos -


Ativo os movimentos peristálticos do intestino;


Regulariza o intestino preguiçoso




Benefícios para os rins -


Ativa o sistema renal, prevenindo:


Hemodiálise;


Retenção de líquidos;


Pressão alta




CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário