MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

QualiFis - Ginástica Laboral


VEJA O VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA

Fique mais Informado em:

http://qualifis.blogspot.com/


Cada vez mais os programas de Qualidade de Vida e Promoção da Saúde nos locais de trabalho vão tornando-se parte integrante da cultura das organizações empresariais sérias e bem sucedidas. A empresa moderna deve, cada vez mais, “valorizar seus colaboradores e considerar os valores pessoais dos indivíduos para atingir uma performance mais eficaz e que permita maximizar resultados.”

O NOVO MODELO EMPRESARIAL ESTÁ BASEADO EM INDIVÍDUOS SAUDÁVEIS, DENTRO DE ORGANIZAÇÕES SAUDÁVEIS, QUE RESPEITEM E CONTRIBUEM PARA UMA COMUNIDADE E MEIO AMBIENTE SAUDÁVEIS! 

NESTE NOVO MILÊNIO, "MUITOS DESAFIOS SE APRESENTAM PARA O MEIO EMPRESARIAL", E DOIS DELES PARECEM SER UNIVERSAIS QUANTO A SUA NATUREZA.
O PRIMEIRO ESTÁ REALACIONADO À NECESSIDADE DE FORÇA DE TRABALHO SAUDÁVEL, MOTIVADA E PREPARADA PARA A EXTREMA COMPETIÇÃO. O SEGUNDO DESAFIO É A CAPACIDADE DE A EMPRESA RESPONDER À DEMANDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS EM RELAÇÃO A UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.
PORTANTO A PERFORMANCE NÃO ESTÁ LIGADA SOMENTE AO MERCADO, AO PRODUTO, À ORGANIZAÇÃO OU À COMPETÊNCIA INDIVIDUAL. O QUE REPRESENTA O GRANDE FATOR DE SUCESSO É O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS E AS RESPOSTAS QUE ELAS DÃO AO ESTÍMULO (ESTRESSE) QUE RECEBEM. 

MUITOS ESTUDOS JÁ MOSTRAM QUE É POSSÍVEL ALCANÇAR ESSES OBJETIVOS POR MEIO DE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA E PROMOÇÃO DE SAÚDE.
HOJE AS EMPRESAS ESTÃO PERCEBENDO QUE A QUALIDADE DE VIDA DE SEUS FUNCIONÁRIOS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À MAIOR PRODUTIVIDADE. A ORGANIZAÇÃO QUE NÃO CONSIDERAR ESTE CONCEITO EM SEUS OBJETIVOS FICARÁ PARA TRÁS EM MUITO POUCO TEMPO.

E CADA VEZ MAIS AS EMPRESAS QUE DESEJAREM SOBREVIVER E PERPETUAR-SE DEVERÃO INVESTIR NAS PESSOAS.


A GINÁSTICA LABORAL É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ESTA TRANSFORMAÇÃO!!


E A QUALIFIS QUER FAZER PARTE DESTA TRANSFORMAÇÃO!!



MAS O QUE É A GINÁSTICA LABORAL?

Pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas, realizados coletivamente nos postos de trabalho ou locais anexos e elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o dia, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e/ou tonificando-as, atuando de forma preventiva e terapêutica. 
PORQUÊ FAZER?

Através dela espera-se: prevenir a fadiga muscular, reduzir as doenças ocupacionais, diminuir o índice de acidentes no trabalho e o absenteísmo (faltas ao trabalho), corrigir vícios posturais, aumentar a disposição, motivação e a atenção do funcionário e ainda promover o bem-estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecendo, respeitando, amando e estimulando o próprio corpo. 

BENEFÍCIOS:

Podemos classificá-los em:
Fisiológicos: aumento da temperatura corporal tecidual e da circulação sangüínea, diminuição da viscosidade muscular e articular, melhor oxigenação muscular e cerebral. 
Físicas: incremento na flexibilidade e mobilidade articular, desenvolvimento da força e resistência muscular específica, aprimoramento do reflexo, coordenação e percepção corporal e minimização dos vícios posturais.
Psíquicas: mudança da rotina, integração dos funcionários entre os pares e superiores, atenuação do estresse, maior motivação, disposição e ânimo e valorização individual.


COMO FAZER?

Os exercícios podem ser executados antes e depois do trabalho, em pequenas pausas no meio do expediente ou em qualquer momento que se sentir necessidade. A orientação é feita por um profissional da área da Educação Física,especializado na área.
É importante lembrar que cada um é também responsável por sua saúde no ambiente de trabalho! Por isso cabe a todos a sensibilização para a participação, o incentivo, o aprendizado e a execução dos exercícios propostos.
Desta forma a Ginástica Laboral é um excelente mecanismo para valorizar e incentivar a prática de atividades físicas como instrumento de promoção da saúde e do desempenho profissional. Assim, a partir da diminuição do sedentarismo, do controle do estresse e da melhoria da qualidade de vida, o aumento da performance profissional, pessoal e social ocorrerá naturalmente. 

Dentre as diferentes possibilidades de desenvolvimento com a Ginástica Laboral, podemos destacar: 

a) GINÁSTICA PREPARATÓRIA, realizada antes do início da jornada de trabalho, com o objetivo de preparar os funcionários para as suas tarefas, despertando-os e deixando-os mais atentos e com uma maior disposição. Caracteriza-se por atividades mais dinâmicas e mais intensas.  

b) COMPENSATÓRIA ou DE PAUSA, realizada durante a jornada de trabalho, com o objetivo de interromper a monotonia operacional, aproveitando a(s) pausa(s) para executar exercícios específicos de compensação para esforços repetitivos e posturais. Neste momento os movimentos são mais suaves, lentos pausados e direcionados para a compensação das estruturas envolvidas na atividade profissional. 

c) RELAXAMENTO, realizada no final do expediente, baseada em atividades de alongamentos e relaxamento muscular associados a exercícios respiratórios, com o objetivo de alinhamento das estruturas musculares, descompressão articular, redução das tensões físicas e emocionais e melhor oxigenação. 

d) GERAL, realizada em qualquer momento com uma dinâmica que envolve todas as modalidades anteriores.


Dez dicas para evitar lesões no trabalho:


1) A cada 25 minutos de trabalho de digitação, faça uma parada de 5 minutos;


2) A cada hora de digitação, saia de sua cadeira e movimente-se;


3) Beba água regularmente ao longo do dia;


4) Tenha postura adequada: ombros relaxados, mantenha os pulsos retos e apoie-se no encosto da cadeira;


5) Mantenha as plantas dos pés totalmente apoiadas no chão;


6) Mantenha um ângulo reto entre suas costas e o assento de sua cadeira;


7) Sua cadeira deve ser do tipo ajustável para sua altura em relação à mesa de trabalho, e seu encosto deve prover suporte integral para suas costas;


8) Não utilize apoio de pulso durante a digitação, pois se assim o fizer, estará correndo o risco de provocar compressão nos nervos de seu pulso;


9) Monitor – você deverá estar a uma distância mínima de 50 cm e máxima de 70 cm dele, ou, de maneira prática, a uma distância equivalente ao comprimento de seu braço. A regulagem da altura da tela deve ser tal que se situe entre 15 e 30 graus abaixo de sua linha reta de visão;


10) Faça alongamentos.