MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

Personal

ATIVIDADE FÍSICA PERSONALIZADA E INDIVIDUALIZADA 

Vivemos em uma sociedade onde o tempo é um dos bens mais preciosos. Necessitamos urgentemente nos desenvolver, informar, trabalhar, construir, relacionar, reciclar, aprimorar, reinventar, ganhar, multiplicar, VENCER!!! 
Parar... Descansar... Observar... Meditar... Respirar... Sentir... Ajudar... Amar... Emocionar... Nos Cuidar... Tudo isso, nem Pensar!!  Só se sobrar um tempinho! Quase nunca sobra!  
E assim invariavelmente esquecemos dos maiores bens que temos... Nosso CORPO... Nossa MENTE... Nossa ALMA... Nosso MEIO... Nossa SAÚDE... Nossa VIDA...  

E... Sem isso não chegaremos ao nosso destino!! UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA!! 

Qual é o Valor do seu Tempo? E o que você pretende fazer com ele?


Saúde – multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados a um estado de completo bem-estar físico, mental e social (OMS, 1978). 

A prática de exercícios físicos regulares tráz reconhecidas vantagens na melhoria da QUALIDADE DE VIDA. Segundo Guedes (1995), “a atividade física influencia diretamente os índices de aptidão física (ver matéria), os quais, por sua vez, interferem nos níveis de prática daquela”, ou seja, quanto melhor (e não mais) desenvolver alguma atividade física, melhor será o índice de aptidão; e, quanto melhor este índice, melhor será o desenvolvimento da prática esportiva. 

Diz ainda Guedes (1995) - “Considerando que o estado de ser saudável não é algo estático; pelo contrário, é necessário adquiri-lo e reconstruí-lo dia após dia de forma individualizada, constantemente ao longo de toda a vida”, a atividade física (juntamente com outros bons hábitos de vida) torna-se um dos meios mais eficazes e recomendados por toda a comunidade científica para tal objetivo. Justamente pela capacidade de agregar outras mudanças salutares no estilo de vida de quem se engaja definitivamente na prática regular de algum exercício físico!
É muito divulgado os benefícios que a atividade física planejada, orientada e sistematizada traz ao aprimoramento da aptidão física e conseqüentemente à nossa saúde. Portanto... 




Dê um Tempo para Você!


Invista na sua SAÚDE!

Invista na Atividade Física Personalizada!! 




Quem é o Personal Trainer?


O Treinador Pessoal é quem executa o serviço de acompanhamento da atividade física individualizada. É um Profissional graduado e preferivelmente especializado em área da Educação Física da sua atuação, qualificado a avaliar, desenvolver, prescrever, orientar, acompanhar e reestruturar programas de aptidão física relacionados à saúde e a qualidade de vida ou relacionados ao desempenho atlético. E que baseado em parâmetros morfológicos, funcionais-motores, fisiológicos e comportamentais, presta o serviço personalizado no intuito de alcançar os objetivos e necessidades do cliente (aluno ou atleta) com maior motivação, rapidez, eficácia e segurança.


Portanto do Personal Trainer é esperado um profissional que se especialize nas áreas da Saúde e da Educação Física e esteja a par das novidades da ciência e do mercado.
Deve ter um domínio básico no conhecimento de diversas atividades físicas e buscar orientar e treinar os indivíduos como um ser total (físico, mental, social e espiritual), respeitando suas limitações, individualidades e credos em busca da saúde e satisfação pessoal. Mais que alguém em quem o cliente confiará o seu corpo deve ser com quem aprenderá a imensa responsabilidade de cuidar do seu maior patrimônio. Deve ser mais que um consultor; um líder, um exemplo e um amigo.
E finalmente, com uma certa ironia, acreditamos que o Personal Trainer saberá que sua missão foi cumprida com êxito, quando seu cliente não mais precisar dele para se exercitar regularmente.




Quem é o Educador Físico?


É o Profissional da Educação Física que é o “especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisio-corporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para a consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo”.
"A Intervenção Profissional é a aplicação dos conhecimentos científicos, pedagógicos e técnicos, sobre a atividade física que desenvolve, com responsabilidade ética".
“A intervenção dos Profissionais de Educação Física é dirigida a indivíduos e/ou grupos-alvo, de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais e/ou com necessidades de atendimentos especiais e desenvolve-se de forma individualizada e/ou em equipe multiprofissional, podendo, para isso, considerar e/ou solicitar avaliação de outros profissionais, prestar assessoria e consultoria”.
O Educador Físico, pela natureza e características da profissão que exerce, deve ser devidamente registrado no Sistema CONFEF/CREFs - Conselho Federal/Conselhos Regionais de Educação Física, possuidor da Cédula de Identidade Profissional, sendo interventor nas diferentes dimensões de seu campo de atuação profissional, o que supõe pleno domínio do conhecimento da Educação Física (conhecimento científico, técnico e pedagógico), comprometido com a produção, difusão e socialização desse conhecimento a partir de uma atitude crítico-reflexiva”.
"O Profissional de Educação Física exerce suas atividades por meio de intervenções, legitimadas por diagnósticos, utilizando-se de métodos e técnicas específicas, de consulta, de avaliação, de prescrição e de orientação de sessões de atividades físicas e intelectivas, com fins educacionais, recreacionais, de treinamento e de promoção da saúde, observando a Legislação pertinente e o Código de Ética Profissional e, sujeito à fiscalização em suas intervenções no exercício profissional pelo Sistema CONFEF/CREFs"

(Resolução número 46 de fevereiro de 2002 do CONFEF)




Vantagens de ter um Personal: 

Variedade Existem muitos meios e métodos para atingir os fins, ou seja, vários programas de exercícios físicos para o objetivo/necessidade que se procura. Um Personal facilmente identifica o tipo de treino ideal para cada caso;

Motivação O fato de ter alguém ao lado enquanto treina aumenta o empenho e melhora a performance. É muito mais simpático ter alguém que nos ouve, motiva, corrige e nos ensina a melhor forma de fazer os exercícios do que estar a correr ou movimentar de frente para um espelho;

Segurança Ter o Professor ao lado corrigindo a postura, a respiração, o exercício ou mesmo a carga com que se treina, aumenta a segurança no treino. O risco de lesões diminui e você sentirá maior confiança na execução e no acompanhamento;

ControleInvestigações preliminares, antes de se iniciar a atividade física do dia, permite ao Educador Físico imediatamente, se for o caso, remodelar a estratégia programada para o dia. Uma noite mal dormida, um dia estressante, mal alimentado, cansado, etc, são algumas das situações em que invariavelmente requer mudanças, por exemplo, no controle volume/intensidade do treinamento. E é lógico situações contrárias também poderão ocorrer;

Compromisso Esta é a palavra chave da relação Personal/Cliente. Ter que marcar o dia e hora com o Professor na sua agenda é fundamental para que você consiga organizar o seu dia. Desta maneira é possível conciliar a atividade profissional, familiar e social com a sua atividade física. E o seu treino passa a ser um trabalho de equipe, pois o seu compromisso afeta no trabalho do Personal e vice-versa;

Resultados E finalmente o que o cliente pretende atingir e que o Personal se compromete a ajudar a alcançar é a otimização de resultados. Situação em que o Personal na primeira abordagem ao programa de treino adequado ao seu cliente faz uma estimativa do tempo necessário para atingir os objetivos e/ou necessidades. Em geral eles são alcançados, caso a pessoa tenha cumprido todas as regras quanto à assiduidade aos treinos, cuidados da alimentação, descansos, e até mudanças nos hábitos que afetam negativamente a sua vida. Esta mudança de atitude é fundamental para que consiga os resultados almejados. E assim deixar sua antiga Vida no Chinelo!! 



Outros: Muitos outros fatores podem influenciar na escolha de um bom Personal Trainer.


(1) O nível Acadêmico do Personal Trainer - Este deverá, sempre (exigência da lei, profissão regulamentada), ter no mínimo o curso superior em Educação Física. Ter Especializações Específicas nas áreas que se enquadram os objetivos do seu cliente. Ser um profissional que faça formação contínua, e procure estar a par das novas tendências sobre a área em que se enquadram os objetivos do cliente;

(2) Ética - Verificar se o Profissional possui princípios morais que norteiam a conduta humana no convívio da sociedade. Pode-se informar por pesquisa nos órgãos competentes (Confef/Cref);



(3) O Histórico Profissional - A opinião dos seus antigos e atuais clientes. A sua área de intervenção profissional e acadêmica; 


(4) Disponibilidade - Se a disponibilidade de horários do profissional vai de encontro à sua; 

(5) Empatia - A personalidade e resposta afetiva do profissional está adequado  e se identifica com a sua expectativa;

(6) Condição Financeira - Se você poderá contratar e manter os serviços pelo período combinado com o profissional. 






Contatos:    sergioqualifis@hotmail.com 
                  sergioqualifis@gmail.com
                         https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/