MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

segunda-feira, 27 de junho de 2016

TREINAMENTO FUNCIONAL


Essa uma modalidade de exercícios físicos que foge do padrão repetitivo dos treinos convencionais das academia. Não foi por acaso que esse tipo de atividade física ficou tão famosa e popular. O Treinamento Funcional (saiba mais aqui) consegue combinar movimentos que você costuma fazer no seu dia a dia, mas eles são associados a outros para gerar maior resistência, coordenação motora, força e equilíbrio.


Exercícios funcionais são ideais para treinar seus músculos e auxiliar a fazer atividades diárias de forma segura e eficiente.  
Você vive para se exercitar? A menos que você seja um atleta de elite, você provavelmente dirá que não. A maioria das pessoas, na verdade, diria que praticam exercícios físicos para melhorar a saúde, mudar hábitos e aprimorar a  qualidade de vida. E assim conseguir também uma condição estética mais bonita. 
E esse é o principal foco do treinamento funcional. Exercícios de aptidão funcional são estruturados e programados para treinar e desenvolver seus músculos para torná-los mais capazes de realizar facilmente e com muita segurança as atividades cotidianas, das mais variadas, desde as corriqueiras e esperadas até as súbitas e inesperadas. 

Um pouco de História...


A funcionalidade física do corpo humano é testada desde a antiguidade e já foi questão de sobrevivência. E por isso mesmo, estamos aqui hoje! Portanto, as atividades funcionais não são novidade. São novidades como TREINAMENTO!!
Na mitologia grega é observada a importância de uma plena funcionalidade para sucesso de  desafios, como "Os doze trabalhos de Hércules". Na Grécia Antiga encontramos os Jogos Olímpicos. Para melhoria da performance os atletas gregos desenvolveram equipamentos e métodos de treinamento específicos para superação de resultados. Esta prática, também foi aplicada na Roma Antiga, entre os gladiadores e depois nas legiões dos soldados Romanos.

Hoje em dia, o treinamento funcional mantém a sua essência como um método de treinamento físico, com conceito básico de melhoria da aptidão física relacionada à saúde ou a performance e prevenção de lesão músculo esquelético. Tem como característica realizar a igualdade das habilidades bio-motoras fundamentais do ser humano, para produção de movimentos mais eficientes. Este método de treinamento atende tanto ao indivíduo mais condicionado como também menos condicionado, criando ainda um ambiente dinâmico de treino.

Paul Chek desenvolveu um sistema de treinamento funcional focado nos movimentos fundamentais do homem primitivo e que são executados também no cotidiano do homem moderno, são eles os movimentos de: agachar, avançar, abaixar, puxar, empurrar, levantar e girar. 
Um dos principais objetivos desse treinamento físico é proporcionar equilíbrio e estabilidade da coluna em relação à pelve (Fortalecendo o CORE). Isso aperfeiçoa os movimentos e evita quedas e ainda reduz o risco de possíveis lesões. 
Algumas linhas de pesquisa sobre treinamento funcional referem-se ao treinamento com de instabilidade e/ou treinamento do core. Pode-se entender como treinamento do core um programa de exercícios físicos que visa melhorar a capacidade de controlar a posição e o movimento do tronco sobre a pelve e as pernas para permitir uma ótima produção, transferência e controle da força e movimento para o segmento distal, numa cadeia integrada de atividades. Desta forma o produto do controle motor e da capacidade muscular do complexo lombo-pélvico-quadril é a estabilidade do centro corporal (CORE). É esta Estabilidade ou Tensegridade que proporcionará uma transferência harmônica, equilibrada, vantajosa e segura das diferentes linhas de força que percorrem nosso copro, por todas as diferentes estruturas. Não havendo compensações ou sobrecargas de umas sobre outras. 

O que é o treinamento funcional?

Exercícios de aptidão funcional irão treinar seus músculos para trabalhar em conjunto e prepará-los para as múltiplas e diversificadas tarefas diárias (deveria ser assim... xô sedentarismo!), simulando movimentos comuns que você pode fazer em casa, no trabalho ou na sua modalidade esportiva. Enquanto usa vários músculos na parte superior e inferior do corpo, ao mesmo tempo, o exercício funcional enfatiza e exige sobremaneira a estabilidade do CORE, região do centro do corpo (onde está nosso centro de gravidade/equilíbrio). Por exemplo: O agachamento é um exercício funcional, pois ele treina os músculos e toda a estrutura corporal usados quando você necessita pegar um objeto do chão. Ao treinar os músculos para trabalhar da maneira que simulem tarefas diárias, você prepara seu corpo para um melhor desempenho em uma variedade de situações do dia a dia. Que não deve ser somente a de ficar aí sentado em frente à esta tela fria!! Não é mesmo? 
Exercícios funcionais podem ser feitos em casa, na academia ou ainda em estúdios adaptados especialmente para esta modalidade. Como é o caso do Método HIIT Funcional Crossize®!! (Curta nossa página no Facebook) 
Academias podem oferecer aulas de ginástica funcional ou incorporar o treinamento funcional em campos de treinamento da Musculação ou em outros tipos de aulas. 
Os acessórios mais utilizados para o treinamento funcional são:
  • Bolas de fitness (Suíças);
  • Bolas de Medicine ball; 
  • Barreiras;
  • Barras e pesos;
  • Argolas;
  • Kettlebell (Bola de ferro com alça que já virou febre no mundo da ginástica funcional);
  • Bastões;
  • Cama Elástica;
  • Cones;
  • Disco de Instabilidade;
  • Fita de Suspensão
  • Elásticos;
  • Bosu;
  • Caixa Pliométrica; 
  • etc.
Exercícios funcionais são exercícios que pode-se trabalhar com todas as Capacidades Motoras. Desenvolve grande parte da musculatura corporal, por exigir estabilização, concentração, em apenas um exercício. Em vez de trabalhar apenas um grupo muscular por vez, como acontece muito na Musculação com os exercícios isolados... no exercício funcional, por envolver vários grupos, otimiza o treinamento. Este tipo de treinamento, aplicado corretamente, e para cada tipo de público, pode acarretar importantes alterações/modificações na saúde e estética corporal em apenas 20 minutos de treinamento. 

Como funciona o circuito funcional? 

Os principais grupos musculares trabalhados num circuito funcional são os que participam do equilíbrio corporal como os multífidos (também chamados de paravertebrais), transverso do abdome e oblíquos, diafragma, períneo, glúteos, e flexores do quadril. Este trabalho que o circuito visa enfocar relaciona-se principalmente com a mobilidade articular, flexibilidade corporal, resistência, coordenação, velocidade nos movimentos, força e estabilidade articular. Ou seja... Tudo o que o seu corpo necessita para sobreviver e realizar com facilidade os diferentes tipos de estímulos/estresse que está sujeito nas diferentes situações inusitadas que ocorrem diariamente... Ou que deveriam ocorrer, se você não é um completo sedentário!! ...Vá ao menos comprar pão sem usar o seu carro meu!!  
A ideia chave dessa modalidade de treino é bem diferente das Academias. Lá, você treina os músculos de forma isolada e em dias separados, já no circuito todos os músculos são trabalhados no mesmo espaço de tempo. É por isso que muitos chamam essa modalidade de treinamento global. Mas a ideia principal aqui não é ganhar massa muscular avantajada (ganha-se também... menos!), portanto, se esse é o seu objetivo... Vá para a musculação! Contudo... Um trabalho inicial, para a estruturação de base da musculatura profunda, sempre poderá ser feita com o treinamento funcional! Inclusive na Musculação! Não esqueça disso! Primeiro a base... depois o acabamento!! 
O público feminino lotam hoje os circuitos de treinamento funcionais, pois perceberam que conseguem definir rapidamente a musculatura e perder peso ao mesmo tempo. Elas não se importam muito em conseguir um aumento exagerado de massa muscular, ao contrário de alguns do público masculino. 
Para quem não gosta de ir para a academia tradicional e fica com preguiça de fazer os mesmos exercícios monótonos todos os dias, o circuito funcional pode ser a chave para os seus problemas. É um exercício dinâmico e que pode ser ajustado de acordo com o nível de dificuldade que a pessoa se encontra, desde os iniciantes até os mais experientes. 
Veja alguns vídeos do Método HIIT Funcional Crossize® aqui!  


ATIVIDADE FÍSICA... FAÇA A COISA CERTA! 

ORIENTE-SE COM O SEU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

EXCELENTES ATIVIDADES FÍSICAS E ATÉ A PRÓXIMA!



CONTINUE LENDO... MAIS INFORMAÇÕES ABAIXO!

 - AINDA:
> MEUS LIVROS
> DICA
> PARTICIPAR DESTE BLOG
> MEMBROS
> BOA MÚSICA
> DIREITO DE IMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário