MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

RIR É O MELHOR REMÉDIO




O hábito de rir ultrapassa os limites da alegria, pois auxilia pessoas que apresentam quadros depressivos e síndrome do pânico. Segundo pesquisadores, a risada expande as artérias e o estresse mental as contrai.
Liberação do ar, contração do diafragma e estímulo das cordas vocais são resultados sentidos em todo o corpo, depois de uma boa risada. Vários estímulos são percebidos ao rir, e estes percorrem todo o cérebro, essencialmente a parte do comportamento que está ligada à região frontal do mesmo, estimulando assim as áreas motoras da face e de outras partes do corpo. A melhoria do equilíbrio da neurotransmissão é favorecida através da liberação de endorfinas. A risada pode elevar o astral, a autoestima e o amor próprio das pessoas.
A pessoa bem-humorada encontra respostas criativas quando o lado direito do cérebro é estimulado e ele, consequentemente, desperta a intuição, o sentimento, a percepção e a sensação.


Na correria do dia a dia, é muito comum nos estressarmos com os empecilhos da rotina ou ficarmos extremamente cansados no fim do dia, sem vontade de fazer nada. Embora pareçam não ter remédio, esses males podem ter uma solução muito simples: sorrir! É de graça e você não precisa de mais nada além de você mesmo para isso. 


Sorrir pode ser a melhor forma de espantar o mau humor e transformar um dia ruim em mais agradável. Por que necessariamente damos risada?

Existem várias razões que podem fazer com que um sorriso desabroche em nossos lábios, ele pode estreitar laços sociais, já que é um sinal espontâneo de que estamos nos sentindo bem com a presença de uma determinada pessoa, ou pode surgir em resposta a uma boa piada. Muitas vezes ele provém de situações constrangedoras, é o que chamamos de sorriso desbotado (sem graça), demonstra nervosismo, embaraço e decepção. Mas não é esse tipo de riso que faz bem à saúde, muito pelo contrário, um sorriso aberto é que nos relaxa, revigora, anima, etc.
O ato de rir relaxa todos os músculos do corpo e, sem sombra de dúvidas, é isso que nos dá uma gostosa sensação de prazer.

O riso, além de trazer aquela sensação de bem-estar que todo mundo conhece, pode ser um grande aliado da saúde, ajudando a prevenir doenças e auxiliando o organismo a cumprir as suas funções diárias. É benefício da cabeça aos pés! Veja aqui tudo o que uma boa gargalhada pode fazer por você:  




1) Coração:

Uma pesquisa na Universidade de Loma Linda, na Califórnia (EUA), afirma que o riso pode reduzir o risco de doenças cardíacas. A equipe separou dois grupos de pessoas que tinham sofrido um ataque cardíaco e estavam sob cuidados médicos. O primeiro grupo assistia a vídeos de humor durante 20 minutos, todos os dias.

Após um ano, esse grupo apresentou uma queda de 66% da proteína C-reativa, que é um marcador da inflamação e do risco de problemas cardiovasculares. A queda dessa substância no outro grupo foi de apenas 26%. Como conclusão, as pessoas que riram mais tiveram o risco de problemas cardíacos reduzido significativamente. 



2) Colesterol e diabetes:
 
Dar boas risadas pode aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, de acordo com uma pesquisa realizada na Universidade Loma Linda. Os pesquisadores acompanharam 20 pacientes diabéticos com altas taxas de colesterol ruim no sangue. Todos usavam remédios para controlar esses problemas. 

Metade desses pacientes continuou com o tratamento padrão, enquanto a outra metade, além de tomar a medicação, assistia a filmes de comédia diariamente, durante 30 minutos. Após um ano, o grupo que foi estimulado a gargalhar elevou seus níveis de HDL, o bom colesterol, em até 26%. No grupo de controle o aumento foi de apenas 3%.  



3) Pressão arterial:

Um estudo realizado na escola de medicina da Universidade de Baltimore, nos Estados Unidos, descobriu que rir diminui a pressão arterial, enquanto o estressa a aumenta. 

A equipe estudou 20 voluntários saudáveis, não fumantes, com idade média de 33 anos. Eles assistiam primeiro a um trecho de um filme que causasse estresse e, 48 horas depois, viam um filme de comédia. 

Antes de assistir a cada filme, os voluntários ficavam em jejum e submetiam-se a testes para saber como vasos sanguíneos respondiam a súbitos aumentos no fluxo de sangue. 

Ao final do estudo, foi revelado que o estresse reduz o fluxo de sangue em 35%. Já as risadas provocadas pela comédia fizeram com que o fluxo aumentasse 22%, reduzindo a pressão arterial. Paralelo a isso, ocorria uma limpeza dos vasos sanguíneos. 



4) Pulmões:

De acordo com a especialista em terapia do riso Conceição Trucom, dona do site Doce Limão, quando damos uma boa gargalhada, a absorção de oxigênio pelos pulmões aumenta. Inalamos mais ar e, com isso, a expiração também fica mais forte. "Com maior ventilação pulmonar, o excesso de dióxido de carbono e vapores residuais é rapidamente eliminado, promovendo uma limpeza ou desintoxicação". Ou seja, rir limpa os seus pulmões e ainda os deixa mais fortes! 



5) Digestão:

De acordo com a psicóloga Fátima Niemeyer, da Sociedade Brasileira de Psicologia, os músculos que são mais estimulados quando rimos são os abdominais. Esses movimentos fazem uma espécie de massagem em nosso sistema gastrointestinal, melhorando a digestão. "Essa massagem também revigora todo o trabalho hepático", diz Conceição. 



6) Circulação do sangue:
 
O ritmo cardíaco acelera quando começamos a rir. Os batimentos podem atingir até 120 pulsações por minuto, em comparação com as 70 pulsações por minuto quando estamos em repouso. "Quando a pulsação aumenta, o sangue circula mais intensamente no organismo, o que aumenta a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos", afirma Fátima. Isso faz com que nosso organismo funcione a todo vapor! 



7) Estresse e sistema imunológico:

"Durante uma sessão de gargalhadas, os níveis de cortisol e adrenalina - hormônios do estresse - baixam", diz Conceição. Além disso, nosso cérebro passa a produzir endorfina, hormônio que nos deixa relaxado. 

Isso faz com que o corpo consiga produzir mais células de defesa, que ficam mais ativas, fortalecendo o sistema imunológico e blindando o organismo contra doenças. 

Segundo Conceição, as células que ganham vantagem na produção - quando os níveis de estresse abaixam - são os linfócitos B, responsáveis pela produção de anticorpos; os linfócitos T, que são verdadeiros rastreadores de vírus e bactérias; a imunoglobina A, um anticorpo essencial no combate às infecções respiratórias; e as células NK, que são destruidoras de células cancerígenas. 



8) Combate as rugas:

Ao dar boas risadas, nós movimentamos 12 músculos faciais e, ao dar gargalhadas, movimentamos 24 desses músculos. Quando conversamos e gargalhamos ao mesmo tempo, então, são 84 músculos. Todo esse exercício facial estica a pele, retardando o aparecimento de rugas.  



9) Exercício físico para os idosos:

De acordo com uma pesquisa feita pela equipe da Universidade de Loma Linda, uma gargalhada é tão saudável quanto a prática de exercícios físicos. Isso porque ela estimula a circulação, produz endorfina e também movimenta nossos músculos, não só do abdômen, mas das pernas, braços e pés. 

Os pesquisadores afirmaram que o riso pode ser a chave para a saúde de idosos que não conseguem praticar atividades físicas. 



10) Autoestima:

"O sorriso melhora o bom humor, eleva a autoestima te deixa mais seguro", diz a psicóloga Melina Blanco Amarins, do Hospital Albert Einstein. Ela afirma que a Terapia do Riso nos hospitais é capaz levantar o alto astral do paciente e diminuir o sofrimento da internação, deixando-o mais confiante. 

A psicóloga Fátima conta que o sorriso traz uma série de sensações agradáveis e ajuda a eliminar sensações negativas, como tristeza e, até mesmo, depressão



11) Sorrir é contagioso! 
A psicóloga Melina explica que o sorriso, além de trazer todos esses benefícios a nossa saúde, ainda é capaz de nos aproximar das pessoas conhecidas e aumentar as chances de fazer novas amizades. Afinal, ele não deixa de ser uma forma de comunicação. "Sorrir faz parte das relações sociais e compartilhá-lo faz bem a você a ao próximo!", diz Melina. 


O brasileiro ri para estreitar laços, criar intimidade, seduzir, se mostrar inteligente e, principalmente, para se sentir mais leve e feliz. Essas foram algumas das conclusões de um estudo feito pela antropóloga Mirian Goldenberg sobre a cultura da risada. De todos os achados de seu levantamento, o que mais chamou a atenção da pesquisadora foi a diferença entre os gêneros: o brasileiro ri bem mais do que a brasileira – 84% dos homens ouvidos disseram rir muito, enquanto 68% das mulheres disseram o mesmo. Além disso, mais da metade das entrevistadas (60%) confessou que gostaria de rir mais. Outra diferença foi o olhar de cada um sobre quem ri. Os homens não conseguiram apontar nenhum defeito em quem dá risada o tempo todo. Já elas foram categóricas: quem ri à toa é bobo, idiota, inconveniente e inoportuno. Para elas, os mais fechados mostram seriedade, sobriedade e impõem respeito.
E por que, afinal, as mulheres são mais sisudas? A explicação dada pelas próprias entrevistadas de Mirian, autora dos livros “Toda Mulher é Meio Leila Diniz” e o recém-lançado “Intimidade”, é que rir demais pode ser malvisto pela sociedade. Pega mal até profissionalmente. “Elas temem não parecer sérias”, diz. A antropóloga acredita que o riso é uma construção social. E que as mulheres são criadas desde a mais tenra idade para a discrição. O riso é contido nas meninas até durante as brincadeiras. “Enquanto os meninos brincam de forma expansiva e lúdica, cercados de super-heróis e rolando pelo chão, as meninas cozinham em panelinhas imaginárias, sentadas e comportadas”, explica Mirian.

Para a filósofa e psicóloga Viviane Mosé, especialista em Spinoza, filósofo do século XVII que estudava a alegria, o riso não é uma construção social, mas sim um ato espontâneo, natural, impossível de ser criado. “Riso não se aprende, ele acontece”, diz. Um estudo americano feito em 2007 pela Universidade de Maryland concluiu que o riso é natural, sendo um dos sinais sociais mais honestos que existem. Segundo os pesquisadores, ele surgiu como um instinto de sobrevivência e se tornou um processo involuntário. Até é possível contê-lo, mas poucos conseguem forçá-lo de forma convincente.

“Apesar de natural, ele pode ser tolhido pela civilização”, acredita Viviane, para quem as mulheres são organicamente mais risonhas que os homens – tanto que ela divide as culturas entre feminina e masculina. A africana, risonha e expansiva, é feminina. A alemã, gélida e contida, masculina. A filósofa lembra que, durante muitos anos, assim como no campo religioso o riso era considerado coisa do diabo, no campo intelectual predominou o pensamento cartesiano – lógico, metódico e pragmático. E, assim, o riso tão espontâneo e natural foi relegado ao segundo plano. A tal ponto que até as mulheres se convenceram de que não é tão vantajoso assim viver a sorrir.

Também chamou a atenção da antropóloga Mirian em seu estudo as razões que fazem cada gênero rir. Para os homens, estar com os amigos falando bobagens é o motivo primeiro para uma boa gargalhada. Para as mulheres, basta estar feliz. “O homem tem na risada o principal elo de intimidade com os amigos”, diz ela. “Enquanto a mulher precisa desabafar e falar sobre coisas profundas para criar laços com as amigas, para ele, basta rir”, explica. Ou seja, enquanto as mulheres precisam de muita D.R. (discutir a relação) para aprofundar seus relacionamentos, os homens preferem outra D.R.: dar risada.

img.jpg
A maioria dos homens ouvidos por Mirian disse que se sente reprimido pela parceira e que fica mais à vontade com os amigos. Com eles, dizem, podem ser quem realmente são. E quase todos afirmaram que adorariam ter par­ceiras que­ rissem mais. O depoimento de um de seus entrevistados, um músico de 40 anos, mostra o espírito desse homem diagnosticado pelo estudo: “Eu gosto de rir de bobeira. Meus amigos falam tanta bobagem que estamos sempre rindo, do nada e por nada. Acho que as mulheres se levam a sério demais. Como não liberam o riso, não liberam o sexo.”
A associação entre a contenção do riso e as vontades reprimidas foi pontuada por Freud. Em um artigo de 1928, intitulado “Humor”, ele tratou o riso como uma forma de driblar a repressão dos impulsos. Mais tarde, o sociólogo alemão Norbert Elias, em sua obra “O Processo Civilizatório”, mostrou como os bons modos reprimiram o riso na Europa ao longo dos últimos séculos. O tema, no entanto, é analisado desde a Grécia Antiga. Foi Aristóteles o primeiro a estudar a arte e, dentro dela, a tragédia e a comédia. É ele o autor da célebre frase: “O homem é o único animal que ri.”

É também a risada o mote por trás do mistério que ronda o livro “O Nome da Rosa”, de Umberto Eco. Na trama, uma obra de Aristóteles sobre o riso é mantida escondida a sete chaves na biblioteca de um mosteiro para evitar que os religiosos sejam contaminados pelas ideias do filósofo. Segundo o abade que se empenha em manter o “riso” trancafiado na torre, quem ri não teme, e quem não teme não tem Deus. O filme se passa na era medieval – tempo no qual a risada era coisa de herege.

Ato involuntário, construção social, feminino ou masculino. O riso é um pouco disso tudo. Tanto que se tornou objeto de estudo das mais diversas áreas. Mas numa coisa todos os especialistas concordam: rir é contagioso. E faz bem à saúde.

G_Riso.jpg
 


Fontes:
http://www.minhavida.com.br/conteudo/13491-11-beneficios-que-o-riso-traz-para-a-sua-saude.htm?utm_source=news_mv&utm_medium=hoje_no_mv&utm_campaign=324660
http://www.istoe.com.br/reportagens/105968_RADIOGRAFIA+DO+RISO

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SOL NA MEDIDA CERTA


A estação mais quente do ano se aproxima e, com ela, altas temperaturas passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Nessa época, a exposição aos raios ultravioletas é mais intensa, o que gera uma preocupação maior aos especialistas da área, em relação aos benefícios e os malefícios causados por essa radiação. 
Porém, como falar de verão, sem pensar em piscina, praia, muito calor e sol? Com a chegada da alta estação, as pessoas buscam aquele bronzeado de causar inveja a qualquer um, e muitas vezes se esquecem dos cuidados necessários e saudáveis, para conquistar uma cor bonita e duradoura. Cuidados esses, não só com a pele do corpo, rosto, mas também com os cabelos e a saúde. 
Vale ressaltar alguns aspectos fundamentais da ação solar, por exemplo, os benefícios do sol como fonte de luz, calor, além da indicação em determinados tratamentos de pele. Entretanto, o excesso pode provocar queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez, os temidos melasmas, ou seja, aquelas manchas acastanhadas que surgem no rosto das mulheres, principalmente quando estão usando pílulas anticoncepcionais ou grávidas, e até mesmo o desenvolvimento de um câncer de pele. O sol que tomamos durante a vida inteira possui efeito cumulativo na pele, ou seja, o dano causado ao DNA celular pela exposição solar, ao longo dos anos, vai determinar mais tarde o aparecimento de um câncer de pele entre outras doenças desenvolvidas pelo abuso da radiação. Portanto, como cuidar da pele adequadamente e desfrutar dos prazeres oferecidos pelos dias de verão? 
Estudos relevam que existe uma quantidade necessária de protetor solar que homens e mulheres devem aplicar no corpo e face, quando expostos a luz solar, principalmente nessa época do ano. Segundo a Food and Drug Administration (FDA), para conquistar uma boa proteção, deve-se usar dois miligramas de protetor solar para cada dois centímetros de pele, e reaplicá-lo a cada duas horas, ou seja, um adulto de estatura média e peso de 70 kg, por exemplo, deve usar de 30 a 40mg. Já uma mulher, de estatura média, 30mg de protetor solar, é suficiente; em outras palavras, essa quantidade na forma caseira corresponde a duas colheres de sopa. 
Por precaução, é recomendável uma quantidade de protetor solar um pouco maior, para prevenir e manter a proteção da pele. Para o uso corporal, é necessária cerca de três colheres de sopa, contanto que a aplicação seja em um período de 30 minutos antes da exposição ao sol, pois esse é o tempo médio que o filtro solar necessita para agir na pele. Já no rosto, é indicada uma colher de café, e para proteger os cabelos, usar hidratantes, se possível com protetor solar, além de chapéus que ajudam a bloquear a exposição dos fios. 
Nos locais de maior exposição, como praias, piscinas, fazendas e clubes, estamos sujeitos à radiação solar mais intensa. Por isso, as pessoas devem sempre lembrar que o filtro ou bloqueador solar, protege a pele do corpo e rosto, dos raios UVA e UVB, mas não bloqueia totalmente como uma parede. Por isso, não se esqueça, mesmo em dias nublados devemos usar protetor solar, pois os raios ultravioletas atravessam as nuvens e, com temperaturas mais amenas, ficamos mais tempo expostos sem perceber. 

Protetor solar: 
A função do protetor solar é absorver os raios ultravioletas e nos proteger dos efeitos nocivos que essa radiação causa na nossa pele. Ele é indicado de acordo com cada tipo de pele; géis para peles oleosas, cremes e loções para peles secas. Os homens, geralmente, possuem a pele mais oleosa, então damos preferência aos protetores solar em gel e spray. 
Uma dica importante na hora de escolher o protetor solar ideal, é sempre observar o número PPD do produto, que é o método utilizado para medir o UVA na pele, que deve ser, no mínimo, 1/3 do fator de proteção, ou seja, se um bloqueador solar tem 30 FPS, ele deve ter 10 PPD para garantir a proteção contra os raios UVA. 

Como aplicar o filtro solar: 
O filtro solar deve ser aplicado pelo menos, 30 minutos, antes de se expor ao sol; e reaplicá-lo a cada duas horas, principalmente quando a exposição for intensa, como acontece nas praias, por exemplo. Pois, se não forem aplicados corretamente, não irão proteger sua pele adequadamente.

Dicas e cuidados para o verão: 
Para conquistar um bronzeado bonito, uniforme e duradouro no verão, são necessários alguns cuidados essenciais para não prejudicar a pele e até mesmo a saúde. 

O fundamental é usar um bloqueador solar de alta proteção no primeiro dia, reaplicá-lo a cada duas horas, e conforme for obtendo o bronzeamento, progressivamente vai diminuindo para um fator mais baixo. Porém, lembre-se de nunca deixar de usar o protetor solar. O uso de bonés, principalmente com tecidos especiais, que protegem o couro cabeludo contra os raios ultravioletas, são essenciais, bem como óculos escuros, de boa qualidade, para não agredir a visão e protegê-la dos raios UVA e UVB. Pois a falta ou o mau uso pode causar graves problemas na visão, como por exemplo, a catarata. E não se esquecer de usar protetor solar para os lábios, pois são áreas mais expostas e requerem mais cuidados. 
Portanto, aproveite o verão com a responsabilidade e use constantemente o protetor solar durante os 365 dias do ano, desta forma você conquistará uma pele bonita e saudável em todas as estações. 
Para aproveitar bem os dias de sol neste verão, é preciso tomar cuidado para o corpo não ficar vermelho, ardido ou com bolhas decorrentes de queimaduras.
Cada cor e tipo de pele tem um tipo de filtro mais indicado, que pode ser em creme, gel, aerossol, musse ou sérum (fluido concentrado). Mas, independentemente das características individuais, o fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15.
Para quem usa hidratante, base ou creme anti-idade, o ideal é preferir produtos que já contêm filtro. E a atenção deve ser redobrada na praia, que potencializa o efeito dos raios ultravioleta (UV) por causa do sal e da areia. Portanto, proteja-se sempre da radiação com o filtro, mesmo se ficar sob o guarda-sol.
Protetor solar (Foto: Arte/G1)
A dermatologista Márcia Purceli destacou que uma colher de chá de protetor solar para cada membro, tórax e abdômen é o suficiente para garantir o bloqueio por pelo menos duas horas. No rosto (que deve incluir orelhas e pescoço), metade dessa quantidade basta. Em caso de queimadura do sol, a recomendação é pôr um algodão com chá de camomila sobre a pele. Segundo a médica, quem se expõe muito ao sol deve preferir camisas nas cores azul, vermelha ou amarela. Se for uma roupa branca e ela estiver molhada, pode deixar passar até 50% da radiação UV. Uma alternativa mais segura que o sol – e tão eficaz quanto – é o autobronzeador. Só é preciso saber aplicá-lo de modo uniforme para não ficar com manchas. Abaixo, a médica ensina a melhor forma de usar o produto e o que fazer antes e depois disso.
Infográfico autobronzeamento (Foto: Arte / G1)






































FPS para cada tipo de pele:

- Pessoas claras, sardentas e de olhos azuis sempre se queimam e nunca se bronzeiam. Precisam de fator de proteção solar (FPS) 30 ou mais forte;

- Mulheres de qualquer cor que tenham melasmas (manchas causadas por vários fatores) devem passar FPS 50 ou 60;

- Homens de olhos e cabelos castanhos e pele morena podem usar FPS 15;

- Crianças de até 12 anos têm necessidade de FPS acima de 40;

- Crianças de até 6 meses não devem usar protetor. O recomendável nessa idade é tomar sol diariamente por 10 minutos até as 9h.


Além disso, as pessoas devem evitar o uso de perfumes junto com os filtros, pois estes podem ser fotossensibilizantes e provocar queimaduras ou manchas na pele.Todos devem beber muita água, pelos menos 2 litros por dia. Diminua ao máximo a ingestão de bebida alcoólica e cigarros, que prejudicam a circulação , tecidos e interferem no metabolismo, as vitaminas A, E e C, são essenciais no combate ao envelhecimento.
Por outro lado, o consumo de verduras de cor verde-escura devem ser mais freqüentes porque são ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele. A cenoura e outros legumes ou frutas de cor amarela ou vermelha são fundamentais para a pele, uma vez que são ricos em caroteno e vitamina D, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares  e mais resistente ao câncer.



Horários para Exposição ao Sol:

Existe horários especiais para que você se exponha ao sol sem medo e horários que a melhor opção é correr e procurar uma sombra!

7:00h às 10:00hÉ o horário ideal para quem deseja um bronzeado gradual e saudável;
 
10:00h às 12:00hEsta faixa é considerada de perigo moderado, quando o sol vai intensificando sua ação aos poucos, até atingir sua plenitude, ao meio-dia. Neste horário, recomenda-se que você se proteja dos raios solares diretos;
 
12:00h às 14:00hNeste horário o sol deve ser evitado, podendo causar queimaduras e melanomas;
 
14:00h às 15:00hNeste período o sol volta a se tornar ameno, perdendo intensidade aos poucos. Mesmo assim a exposição direta deve ser evitada;
 
A partir das 15:00h
Esse horário está liberado para o sol. Aproveite para curtir a praia e se divertir nadando, praticando esportes, ou mesmo descansando e aproveitando a companhia de amigos e familiares.

Atividade Física:


É nesta época, férias, calor e sol, que é muito gostoso praticar atividades ao ar livre e próximo da natureza!

 Mas com o sol muito forte é necessário tomar alguns cuidados! Para quem vai para praia há muitas opções como caminhadas, frescobol, vôlei, futebol, frisbee, peteca, futevôlei e atividades aquáticas como caiaque, esqui, kitesurf e outras.



Para quem vai viajar para o interior também há boas opções como caminhadas, bicicleta, andar a cavalo, além de atividades como o canoeing, arvorismo, rafting, rapel, mountain bike, etc. Mas se você é daqueles que ignora o sol muito forte ou que até acha que fazendo exercícios nos horário onde ele está mais forte irá suar mais e conseqüentemente perder mais calorias e emagrecer, cuidado! Você poderá colocar a sua saúde em risco.

É importante que você continue se exercitando, mas é essencial tomar alguns cuidados, entre eles evitar o sol muito forte e a desidratação. Você já ouviu falar de termorregulação?

O nosso organismo possui um mecanismo encarregado de manter o nosso núcleo central (cérebro, pulmões, sistema digestivo, coração etc.) a uma temperatura estável.

Em repouso as zonas que mais geram calor em nosso corpo são o coração, o fígado, o cérebro e as glândulas endócrinas. Os músculos produzem pouco calor, quando em repouso, mas quando estão em exercício intenso isto muda e os músculos trabalham tanto que chegam a produzir 50 vezes mais calor do que o resto dos sistemas e órgãos juntos.

Quando a temperatura do corpo começa a aumentar, o nosso "termostato", que se situa no hipotálamo (cérebro) detecta a elevação na temperatura sanguínea e ordena uma série de ações de defesa.

Começa a sudorese (transpiração). O suor, ao evaporar-se sobre a pele, a esfria. Isso é sincronizado com o deslocamento de parte do sangue até a periferia do corpo, pela dilatação dos vasos superficiais (próximos à pele). Aí, então, passa mais sangue perto da parte externa do corpo, trazendo calor do interior do corpo para fora, sendo liberado pela pele, através do suor. 

Ocorre a vasoconstrição (diminuição do calibre dos vasos) na zona renal e em outros órgãos. Todo o processo de digestão e excreção fica mais lento. O metabolismo celular também fica mais lento. Diminui a produção dos hormônios da tireóide, diminuindo a produção de calor corporal.

Suar é um mecanismo corporal para evitar o aquecimento do corpo. As glândulas sudoríparas se estimulam com o calor e começam a eliminar água, com um pouco de sais minerais. Para eliminar o calor do corpo, o suor deve converter-se em vapor.

Com a perda progressiva de água, pode ocorrer uma dificuldade de manutenção do desvio da circulação de sangue para a pele, além de reduzir a produção de suor, o que torna mais difícil combater o calor. Isto pode ser altamente prejudicial, podendo causar uma desidratação.

Quando o calor produzido pelo corpo não pode ser eliminado no ritmo necessário para evitar um superaquecimento ocorrem as chamadas lesões pelo calor. Um esportista que não exagera nos treinos e segue as recomendações necessárias, dificilmente sofrerá um choque térmico, com conseqüências graves.



Dicas:




  • Use roupas de cores claras e adequadas a atividade, tempo e local.



  • Use boné, óculos e protetor solar.



  • Prefira horários em que o sol está mais fraco.



  • Se fizer esporte em local muito quente, diminua a intensidade em pelo menos 20% do habitual.



  • Se a umidade relativa do ar superar os 60%, as temperaturas consideradas perigosas começam nos 29 graus C, já que os dias de muito calor combinados com a alta umidade são os menos indicados para exercícios muito intensos.



  • As cãibras musculares podem indicar um aviso de perigo de choque térmico.



  • Muitas pessoas perguntam qual a quantidade de água ou isotônico a ser tomada durante o exercício. Há uma regra geral de tomar 200 ml 1 hora antes dos exercícios, de 80 a 120 ml a cada 15 minutos de exercício e até 1 litro depois dos exercícios, em pequenos goles. Assim, vale dizer também que quando você estiver treinando e sentir sede ou a boca seca, é sinal de que o seu corpo necessita de água e já está recorrendo as glândulas salivares. 



    Escute o seu corpo. Faça exercícios, mas de maneira segura.







    Fontes:

    25 MANEIRAS DE QUEIMAR MAIS CALORIAS...



    Dá, sim, para emagrecersem passar fome e sem exagerar nas atividades da academia. Pequenas mudanças no cardápio e no estilo de vida são suficientes para acelerar o metabolismo, ajudando você a gastar mais energia no dia a dia e dizer adeus às gordurinhas!
    Comer demais é uma tendência que vem crescendo entre os brasileiros. O dado é de uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que revelou: estamos consumindo cerca de 100 calorias a mais por dia em comparação há oito anos. O nutrólogo José Golbspan, de Porto Alegre, calculou o estrago na balança a longo prazo. “São 700 calorias a mais por semana. Em um ano, esse total representa 4,8 quilos a mais no peso.” E vai piorar. “A estimativa é de que, daqui a 20 anos, as pessoas estejam consumindo mil calorias excedentes por dia”, afirmou a pesquisadora Claudia Stéfani Marcílio, no II Simpósio Internacional de Nutrição Unilever, em São Paulo. Ok, 2030 está longe. Mas por que não começar hoje a estimular o metabolismo? Há várias medidas para isso. Aqui, você também encontra estratégias para segurar o apetite, reduzindo o consumo de calorias. Ânimo! É fácil colocá-las em prática! Vamos tentar? 

    1. Durma bem -
    Passar a noite em claro estimula a produção de grelina – hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir pouco traz outro prejuízo: reduz o ritmo do metabolismo. “Quando você dorme mal, o organismo entende que precisa economizar energia”, diz a nutricionista Márcia Curzio, do Rio de Janeiro.

    2. Turbine os músculos -

    Quanto mais massa magra tem no corpo, mais você gasta calorias para mantê-la. Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os músculos consomem até 30% mais calorias que o tecido adiposo. Isso deixa o metabolismo esperto. E você mais enxuta(o) e definida(o).

    3. Invista num café da manhã proteico -

    Todo mundo sabe que essa refeição é importante para despertar o metabolismo. Um estudo publicado na conceituada revista americana The Journal of Obesity não só confirmou esse efeito como mostrou que a presença de proteína (ovo, queijo, leite) no café da manhã acelera mais a queima de calorias. E ainda diminui o tamanho da fome ao longo do dia.

    4. Masque chiclete -

    Sem açúcar, claro. E nos momentos em que estiver tentada a comer um doce fora de hora. O chiclete também evita que você que beliscando enquanto cozinha. Além disso, a mastigação consome entre 10 a 15 calorias em meia hora. Mas evite ficar com o chiclete na boca por muito tempo, especialmente se você tiver o estômago sensível.

    5. Beba mais água -

    Ela emagrece de maneira direta e indireta. Vamos à primeira, recém-comprovada por um estudo do Instituto de Pesquisa Oakland, na Califórnia. Beber água antes das refeições estimula o centro de saciedade. Esse mecanismo representa uma economia no consumo de calorias: entre 70 e 90 por dia. A água também participa de reações químicas que levam à queima de gordura e à eliminação de sódio, responsável pela retenção líquida.

    6. Mexa-se -
    Levante mais vezes da cadeira, do sofá, use a escada no lugar do elevador... “Realizadas com frequência, essas atividades fazem você gastar de 300 a 500 calorias a mais por dia”, diz o personal trainer Rodrigo de Freitas, da Academia Competition, em São Paulo.

    7. Vá para a cozinha -

    Lavar e descascar os alimentos estimula a sensação de saciedade. Portanto, quando prepara a própria comida, você tende a comer menos. Outra vantagem: “Cozinhar queima calorias”, completa Fernanda Pisciolaro, nutricionista da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso).

    8. Converse e ande - 
    Sempre que falar ao celular, caminhe. A queima de calorias pode ser mínima. Mas é melhor do que ficar parada e não gastar nada.

    9. Corte o açúcar -

    Ele não oferece nenhum nutriente e tem 4 calorias em 1 grama. Ou seja, só engorda. Pior: assim que é consumido, faz o organismo produzir muita insulina. “Esse hormônio favorece o estoque de gordura e estimula o apetite”, explica Cláudia Cozer, endocrinologista de São Paulo.

    10. Consuma salmão -

    Por ser rico em ômega 3, ele ajuda a reduzir a ansiedade. O que isso tem a ver com calorias? Sob tensão, o organismo produz uma quantidade maior de cortisona. “Em excesso, esse hormônio rouba energia das células e deixa o organismo faminto, especialmente por alimentos calóricos, como pão, massa e doce”, diz o nutrólogo José Golbspan. O ômega 3 faz mais pelas medidas da cintura: desinflama as células e eleva os níveis de serotonina, controlando o apetite. Outras boas fontes: atum, sardinha e linhaça.

    11. Inclua o queijo na sobremesa -

    Parece que consumido no fim da refeição, esse alimento aumenta a capacidade do organismo de queimar gordura. O mérito é do ácido linoleico conjugado (CLA) presente no queijo, segundo estudo do Centro de Pesquisa de Alimentos.


    12. Capriche no consumo de fibras -



    Uma pesquisa publicada na revista cientí ca americana Journal of Clinical Nutrition mostrou que essas substâncias são capazes de reduzir o peso total e a nar a circunferência da cintura por mais de um motivo. Dão saciedade, retardam o esvaziamento gástrico, seguram o índice glicêmico, varrem as toxinas e estimulam o funcionamento do intestino. Consuma entre 25 e 35 gramas de fibra por dia.

    13. Comece o treino pela musculação -

    Prefira iniciar pela Musculação. O exercício localizado usa o glicogênio estocado no músculo como fonte de energia. “Isso obriga o organismo a acionar os estoques de gordura mais rapidamente quando for para a atividade  aeróbica”, explica Rodrigo de Freitas. É por isso que, malhar nessa sequência, traz resultado mais rápido na balança.

    14. Faça sexo seguro! -

    Preferencialmente com o seu Amor né! Queima cerca de 250 calorias em meia hora. Além disso, aumenta a circulação sanguínea e libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

    15. Acelere nos passos - 

    Percorra os trajetos que você faz à pé no dia a dia como se estivesse atrasada para uma reunião. Andar rápido potencializa o consumo de calorias, até nos percursos pequenos.

    16. Alimente-se antes de malhar -

    Alimentação Leve! Quando você treina de barriga vazia, queima músculos e poupa gordura. Não é esse seu objetivo, certo? Por isso, coma uma fatia de pão com geleia, biscoito ou fruta, alimentos que oferecem energia rápida. Assim, você também garante disposição para uma aula puxada, queimando mais calorias.

    17. Escove o cabelo -

    No lugar de ir ao salão faça sua própria escova. Você economiza grana e gasta calorias. “Meia hora escovando um cabelo médio queima em torno de 75 calorias”, a rma Roberta Estella, nutricionista de São Paulo.

    18. Tome leite! -

    É um alimento com alto teor de cálcio, mineral que estimula a queima de gordura, afirma um estudo do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Mas que atenta às reações do seu organismo: “Digestão difícil, gases e barriga inchada são sinais de alergia à proteína do leite. Esse processo desencadeia inflamação nas células, resultando em peso extra”, avisa a nutricionista Eliane Tagliari, da Clínica Nutribioforma, em Curitiba. Alternativa: aposte no cálcio vindo dos vegetais como couve, brócolis e gergelim.

    19. Aposte na vitamina D -
    Facilita a ação do cálcio. Além disso, reduz os níveis de radicais livres – moléculas que deixam as células inflamadas e propensas a acumular gordura. Peixe, ovo e leite são boas fontes. Você também precisa se expor 15 minutos ao sol para que a vitamina D se fixe no organismo.


    20. Coma amêndoas -
    Um punhado pequeno (30 gramas) por dia ajuda a enxugar gordura. De acordo com uma pesquisa publicada na revista americana International Journal of Obesity, voluntários que comeram essa oleaginosa por seis meses secaram 18% da gordura corporal diante de 11% dos que não consumiram.


    21. Dê mais risada -
    Quem ri 15 minutos por dia, se livra de pelo menos 40 calorias, segundo um estudo da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Em um ano, a demonstração diária de alegria pode resultar em 2 quilos a menos na balança. Já está rindo à toa?

    22. Aproveite a casca de Alimentos-
    É a parte das frutas e legumes que oferece mais fibras – substâncias que fazem o organismo gastar mais energia no processo de disgestão. Mais: “A casca concentra uma boa dose de substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes”, diz Bettina Moritz, nutricionista de Florianópolis.

    23. Saia do sofá -

    Reduzir o tempo em frente à televisão pela metade faz você gastar mais energia ao longo do dia, segundo uma pesquisa da Universidade de Wermont, nos Estados Unidos. Isso porque sobra mais tempo para você andar ou praticar qualquer outra atividade. O mesmo vale para o computador.

    24. Cozinhe com óleo de coco -
    Ele emagrece! De acordo com um estudo da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, voluntários que incluíram esse ingrediente na dieta perderam gordura, especialmente na barriga. “O óleo de coco tem ácido graxo láurico – tipo de gordura que facilita a queima de gordura”, diz a nutri-
    cionista Fernanda Pisciolaro. Use-o nas receitas em substituição à manteiga ou margarina. Também ca bom batido no suco ou iogurte. Acredite!

    25. Vire fã de café -
    Mas não exagere! Por ser rico em cafeína – substância com poder termogênico –, eleva a temperatura do organismo e nos deixa em estado mais alerta, com isso, acelera o metabolismo. A medida considerada saudável: três xícaras por dia. Sem açúcar, é claro.



    Por que o metabolismo é importante no processo de perda de peso?

    Nem pense em pular o jantar ou viver de alface... O sucesso do seu plano para dar um fim nas gordurinhas não depende só das calorias que você consome. O metabolismo, ou seja, o modo como o seu organismo transforma essas calorias em energia, tem papel fundamental. “A velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas é possível aumentá-la trocando a gordura por massa muscular. Quanto mais músculos, mais rápido e maior é o gasto calórico”, diz o endocrinologista Felippo Pedrinola, de São Paulo.

    O ponto de partida para chegar lá... Escolha os melhores alimentos! 



    Os carboidratos são essenciais para um metabolismo rápido. Fornecem combustível aos músculos, ao sistema nervoso e às células do sangue. Sem energia, você fica lenta e a inatividade faz você ganhar peso. As nutricionistas Lyssie e Tammy Lakatos classificam os carboidratos em:



    • Sempre: aqueles de baixo índice glicêmico (que mantêm estáveis os níveis de insulina, evitando o sobe-e-desce da glicose no sangue e afastando a fome por mais tempo). Grãos integrais, legumes, frutas e verduras -- todos ricos em fibras e pobres em gorduras -- levam mais tempo para ser digeridos e por isso aceleram o metabolismo.


    • Às vezes e raramente: eles estão em toda parte. No arroz branco, doce, açúcar, biscoito e bolo. Ao serem refinados, as fibras são retiradas e dão lugar a açúcar e aditivos, que retardam o metabolismo. Esse grupo, de alto valor glicêmico, é digerido rapidamente. A rapidez engana o cérebro, que sinaliza mais fome em pouquíssimo tempo.



    As proteínas ajudam a formar músculos, que consomem calorias mais rapidamente. Além disso, diminuem a velocidade de digestão dos carboidratos. Opte sempre pelas proteínas magras: lagarto, patinho, rosbife, peixe, frango, ricota, cottage, ovo, soja e derivados.



    As gorduras são fundamentais para o metabolismo. Retardam a digestão do carboidrato e permitem que a energia seja gasta de forma mais homogênea. São classificadas em:



    • Amigas: ajudam a limpar as artérias. Fontes: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.


    • Inimigas: entopem as artérias e devem ser evitadas. Fontes: manteiga, chantilly, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.


    Faça mais refeições (pequenas)

    Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.


    É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão.

    Mexa-se e ganhe músculos

    Pular corda, cuidar do jardim, subir escadas, lavar o carro, dançar, levar o cachorro para passear, caminhar. A atividade física é essencial na aceleração do metabolismo. Com o passar dos anos, os músculos tendem a encolher e a gordura passa a ocupar o lugar deles. Por isso a musculação é tão importante. A prática de exercícios é responsável por 50% do sucesso no plano de ativar o metabolismo. O professor de educação física e especialista em fisiologia Mauro Cardaci, da Fórmula Academia, em São Paulo, endossa. Ele diz que 1 quilo de massa muscular a mais já é suficiente para tirar o metabolismo do atoleiro.



    Acelere e queime a gordura agora!



    Gordura saudável, sim; gordura do mal, nem pensar:


    A nutricionista Tammy, que tem uma dieta saudável e malha bastante, se submeteu a uma dieta rica em gordura. Os carboidratos “sempre” foram mantidos no cardápio. Mas peixes magros grelhados e saladas temperadas com azeite foram substituídos por fritura. Depois de um mês, ela estava 2,75 quilos mais gorda e sua gordura corporal tinha subido 5,1%. A irmã Lyssie, dona dos mesmos bons hábitos, trocou as gorduras “amigas” pelas “inimigas” por três meses, manteve a alimentação saudável e os exercícios. O estrago também foi grande: ganhou meio quilo, o colesterol subiu e o índice de gordura corporal aumentou 0,8%.

    Pular o café da manhã retarda o metabolismo:


    Tammy ficou sem o café da manhã e o lanchinho matinal por dois meses. As calorias das duas refeições foram somadas ao almoço. No começo, o estômago roncava de fome, mas logo se acostumou. No fim do período, sua gordura corporal aumentou 2,9% e ela chegou a engordar quase 2 quilos, apesar de ter mantido o total de calorias ingerido e a mesma rotina de exercícios.

    Carboidratos do bem mantêm o metabolismo acelerado:


    Por quatro semanas, Lyssie aposentou seus costumeiros carboidratos “sempre” e incluiu os “às vezes” e “raramente” nas seis pequenas refeições diárias. Os demais grupos de alimentos e a rotina de atividades físicas foram mantidos. Uma semana depois, ela já sentia fome logo depois de comer. Após quatro semanas, o resultado foi exatamente o que ela esperava: seu índice de massa corporal (músculos, gordura, água e ossos) subiu 3,5% e o vestido que usaria numa festa não lhe caiu tão bem assim.

    Bom carboidrato vai bem com proteína magra em todas as refeições:


    Nessa experiência, o café da manhã de Lyssie (leite de soja, cereal integral e fruta) foi substituído por um omelete de claras com queijo magro (nada de carboidrato), com o mesmo número de calorias dos três outros alimentos. Pela manhã ficava satisfeita, mas ao longo do dia, fraca. Não suportou mais que 21 dias: se sentia preguiçosa, cansada e com uma vontade louca de comer qualquer tipo de carboidrato. Aumentou sua gordura corporal em 1% e perdeu massa muscular porque a fadiga não a deixava completar o programa habitual de musculação.

    Comer com frequência enxuga as gordurinhas:


    Ao longo de seis semanas, Tammy comeu só três grandes refeições por dia, concentrando nelas todas as calorias que ingere normalmente. Vivia esfomeada, com vontade de comer alguma coisa e sempre nervosa. Ao fim da experiência, engordou quase 1 quilo e elevou em 2% a gordura corporal, mesmo tendo mantido o programa diário de exercícios.

    Malhar ativa a queima de gordura:


    Por dois meses, Lyssie teve que deixar a malhação de lado e reduzir bastante sua rotina agitada (fazia tudo a pé: banco, supermercado...). Passou a usar mais o carro e deixou de fazer várias coisas ao mesmo tempo em casa. A alimentação normal foi mantida. Mas a irritação foi tomando conta dela e o apetite diminuiu. Dois meses depois, ela engordou 3 quilos e sua gordura corporal subiu 6,3%.

    Água de menos engorda:


    O desafio de Tammy foi beber três copos (230 ml) de água e duas latas de refrigerante diet por dia, durante um mês. Normalmente, ela tomava mais de 2 litros de água por dia (quase 1 litro ao acordar!). Durante o estudo, ela se sentiu tonta principalmente na hora dos exercícios físicos. Tinha dificuldade para se concentrar e sua pele ficou ressecada. O porcentual de gordura subiu 3,7% e ela engordou 1 quilo. A nutricionista, porém, desconfia que ganhou mais peso: primeiro porque estava desidratada ao se pesar e também porque, ao voltar a ingerir a quantidade normal de água, perdeu 2 quilos rapidinho.

    Dormir bem acelera o metabolismo:


    Tammy não poderia dormir mais que seis horas por noite. Sua alimentação e rotina de exercícios permaneceram as mesmas. Por dormir menos, ficou mal-humorada, cansada e com dificuldade até para segurar os pesos na musculação. A vontade de comer doce aumentou e, ao final de três meses, a gordura corporal aumentou 4,2% e ela ganhou 2 quilos.

    Músculos são essenciais para um metabolismo veloz:


    Dessa vez, Lyssie retirou a musculação de sua rotina. A alimentação e os demais exercícios foram mantidos normalmente. Na sexta semana, já estava caindo pelas tabelas: perdeu a força e, oito semanas depois, o índice de gordura aumentou 3%. Como seus músculos foram substituídos por gordura, seu metabolismo ficou mais lento e as roupas ficaram superapertadas.

    Outras dicas para manter seu metabolismo em alta:

    • A água ajuda o sangue a transportar melhor o oxigênio para os músculos. Na falta dela, você fica lenta, menos ativa e queima menos calorias.


    • Tomar um limão-galego espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado.



    • Não pule refeições nem fique sem comer por mais de quatro horas. Senão, seu metabolismo pisa no freio.



    • Se não consegue ficar sem doce, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome.



    • Dispense cereais à base de flocos de milho e arroz refinados, tipo crispis e corn flakes, que têm índice glicêmico alto. Prefira os de grãos integrais e aveia, ricos em fibras.



    • A gordura da pipoca do cinema pode atolar seu metabolismo. Prefira a light de micro-ondas.



    • Comece sua refeição pelos legumes e verduras, que têm poucas calorias, muitos nutrientes e fibras. Eles reduzem a fome e você acaba comendo menos dos outros alimentos.



    • Se seu almoço for apenas uma salada de alface e outras verduras, seu metabolismo tem tudo para ficar lento. Esses alimentos de baixíssimas calorias não fornecem energia significativa: dentro de uma hora ou duas, você estará com fome. Junte à sua salada uma fonte de carboidrato, de preferência integral, uma proteína magra e uma gordura “amiga”.



    • Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.


    Segredos do Oriente:

    Nabo, rúcula, cebola, gengibre e chá verde. Essas são as principais opções da medicina chinesa para acelerar o metabolismo. O médico Mauro Perini, do Spa Yan Sou, em Bragança Paulista (SP), é especialista no assunto. Ele explica que os alimentos citados pertencem à natureza yang. Isso significa que são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo. Para melhores resultados, ele recomenda a associação de alimentos de sabor picante com amargo. “Essa combinação tonifica o baço, responsável pelo metabolismo energético e um dos órgãos mais importantes segundo a medicina tradicional chinesa.”


    Para o lanchinho da manhã e da tarde, ele recomenda um copo de suco com pedaços da própria fruta, de preferência ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi. O sabor ácido tem a propriedade diurética, que minimiza a retenção de líquidos. Outra boa ideia, segundo ele, é ter na bolsa ou na gaveta do escritório biscoitinhos e outros alimentos à base de fibras integrais e frutas desidratadas.