MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

segunda-feira, 12 de março de 2012

VAMOS RESPIRAR CORRETAMENTE?

Respirar é Viver!  


Respirar é um mecanismo natural do corpo humano que leva o oxigênio através do ar até os pulmões onde será distribuído para todo o sangue. Conseqüentemente aparelhos, órgãos e célula por célula do corpo, alimentando-o, vitalizando e desintoxicando, por isso o oxigênio é mais importante que qualquer outro alimento. A oxigenação do sangue também evita a acidez que na medicina ortomolecular é denominada de radicais livres, extremamente nocivos para a saúde e um dos maiores causadores da doença. O homem pode ficar vários dias sem se alimentar e não mais que alguns segundos sem respirar, isto porque sem oxigênio as células morrem, conseqüentemente o corpo perde a vida e morre também. Um organismo saudável depende do oxigênio existente nele, isto quer dizer que uma quantidade inadequada pode gerar doenças das mais simples como uma dor de cabeça até um câncer.

As atividades aeróbias como a corrida ou a caminhada vigorosa, costumam ser bastante exigente, e que, basicamente envolvem o metabolismo com o oxigênio como fonte principal para a produção de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto caminha ou corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.

Mas nada de paranóias. A respiração é algo natural e, portanto, vai variar seguindo as necessidades do seu corpo. Parado e sem se exercitar, seu corpo responde com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar que respiramos, o nariz filtra, umidifica e aquece o ar que vai chegar aos pulmões. 


Só que, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar. Por isso, não se force a ficar de boca fechada. Combine inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.


Mas, você está respirando adequadamente?

Observe um recém nascido respirando: Quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, em um ritmo só, de vai e vem, demonstrando que está sendo usado o diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora. E assim ter uma respiração adequada. Infelizmente o homem vai perdendo a capacidade de respirar corretamente, devido ao estresse, medos, insegurança, tensão e emoções em geral, baseado na pressão que ele armou (consciente ou inconscientemente) para sua própria vida. Com isso, vai tendo respirações cada vez mais curtas, chegando a colocar no seu pulmão a quantidade mínima necessária do ar, atrofiando a capacidade do próprio pulmão. Isso pode ser comprovado facilmente: Experimente fazer respirações lentas e profundas, enchendo o pulmão ao máximo de ar (inspirando), prendendo o ar por metade deste tempo (retendo) e soltando o ar ao máximo (expirando) no mesmo tempo em que inspirou. Exemplo: Inspirando por 4 segundos, retendo por 2 segundos (metade do tempo da inspiração) e expirando por 4 segundos. Faça 10 vezes lentamente, lembrando de encher e esvaziar ao máximo. Se sentir tontura, escurecimento de vista ou qualquer outra reação anormal é porque o seu pulmão e o corpo perderam a capacidade de receber o oxigênio, isto porque respira rápido e superficialmente. Então, se não tomar providências cabíveis estará criando doenças em breve. 

Inspire... Expire...! 

Seu corpo revela se você está respirando direito :


1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia a dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático. 


2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio. 


3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.


Aprendendo a Respirar:

Pare e respire fundo. Suspire de alívio. Nessa breve pausa, deixando o ar entrar e sair completamente de seu corpo, você compensou, mesmo que apenas por alguns segundos, um hábito que a maioria das pessoas tem sem se dar conta: respirar mal.

A respiração é feita em dois compartimentos do corpo: a caixa torácica e a cavidade abdominal. Ao utilizar apenas a parte peitoral, há menos ventilação do pulmão, com gasto energético maior.
Pessoas com problemas respiratórios usam essa respiração mais superficial como um mecanismo de compensação à rigidez das musculaturas peitoral e costal e ao diafragma encurtado, que diminuem a mobilidade das costelas e a capacidade de ventilação do pulmão. Mas mesmo as pessoas saudáveis, nos dias de hoje, adotam um padrão respiratório deficiente.
Entre as causas disso, o fato de as pessoas ficarem por muito tempo sentadas em posições que comprimem o abdômen e o uso de roupas apertadas, que limitam o movimentação do diafragma.
A respiração correta é como aquela feita por um bebê dormindo, quando percebemos claramente a barriga e o peito subindo e descendo de forma ritmada. Portanto, nascemos sabendo respirar.
Durante o crescimento, começamos a perceber situações externas como ameaças, às quais o corpo se prepara para "lutar ou fugir", as respostas ao estresse. Uma delas é acelerar a respiração. Como estamos sendo submetidos constantemente às situações estressantes, o padrão respiratório errado acaba se tornando o habitual. Por isso é preciso reaprender a respirar!
A respiração correta permite uma maior troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) entre os alvéolos pulmonares e as veias e artérias. Com mais oxigênio, as células trabalham melhor, garantindo a boa atividade de todas as funções orgânicas.
Além dessa qualidade básica, a boa respiração traz outras vantagens, como desacelerar os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e diminuir a ansiedade e as respostas orgânicas ao estresse.

Editoria de Arte/Folha Imagem
Editoria de Arte/Folha Imagem

Alguma vez você já se perguntou qual foi a primeira coisa que fez ao chegar a este mundo? E antes de partir, qual será sua última ação? As duas perguntas têm a mesma resposta: Respirar. Por ser um ato involuntário, muitas pessoas não percebem a importância da respiração. No entanto, ela é considerada a principal função do organismo, afinal, diversas funções fisiológicas só acontecem graças a este ato. Portanto sem a respiração não existe vida.
A entrada e a saída de ar pelas narinas pode manifestar de várias formas. De acordo com a inspiração e a expiração, é possível saber se o organismo recebe oxigênio suficiente para as atividades metabólicas e se há controle das emoções. Por isso, é imprescindível respirar corretamente. Melhorando tanto as funções relacionadas ao funcionamento do corpo, quanto às atividades externas que são desenvolvidas, como exercícios, dança e canto. 
A respiração é um evento cíclico e automático, controlado pelo cérebro, que promove, em média, uma inspiração a cada cinco segundos, ou seja, 12 vezes por minuto. Estudos indicam que, em um dia, respiramos cerca de 20 mil vezes. É por meio dela que o corpo absorve o oxigênio e elimina o gás carbônico. Com a entrada de oxigênio, as células produzem a energia necessária para todas as atividades relacionadas às funções do organismo.
Por outro lado, a falta de 5% de oxigênio no corpo de uma pessoa provoca enjôos e tontura. A ausência de 10% leva ao desmaio e a falta de 30% ocasiona a morte.  Para que isso não ocorra, cabe aos sistemas respiratório e cardiovascular a responsabilidade de distribuir a todos os tecidos, órgãos e sistemas do corpo uma quantidade adequada de sangue rico em oxigênio. Porém, 80% do oxigênio transportado pelo sangue é consumido pelo cérebro, órgão que representa apenas 2% do peso total do corpo.
O diafragma é o principal músculo da respiração que separa o tórax do abdômen. Ele se movimenta verticalmente, e quando se contrai e pressiona os pulmões para baixo, ocasiona a inspiração. Na expiração ocorre o movimento contrário, ou seja, ele relaxa e pressiona os pulmões para cima. É por meio do diafragma que é analisado os tipos de respiração, dividindo-as de acordo com o efeito que produzem no organismo.
Como 95% de energia produzida nas células requer oxigênio, uma correta respiração é de extrema importância para a vida. Porém, a maioria das pessoas respira de maneira errada. Um adulto inala cerca de 350, 400 ml de oxigênio a cada inspiração, porém, seus pulmões têm capacidade de receber dez vezes mais, ou seja, cerca de quatro litros de oxigênio.
O volume de oxigênio respirado tem estreita relação com as emoções e padrões de comportamento. Por exemplo, quando pensamos em algo bom, a respiração se expande e aprofunda. Por outro lado, em casos de medo e ansiedade, a respiração altera-se e torna-se curta e superficial. Quando uma pessoa fica nervosa, ela trunca a respiração, ou seja, inspira menos e expira mais, podendo ter tonturas, modificação do estado de consciência e até desmaios.
Se uma pessoa respirar mais rapidamente, menos oxigênio será mandado ao sangue e, conseqüentemente, seu coração precisará bater mais vezes para enviar a mesma quantidade de oxigênio ao cérebro. Segundo a instrutora de Yoga Tatiana Perez, quanto mais se exige do coração, maior será a chance de essa pessoa desenvolver doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial. “Por outro lado, se você aprende a respirar adequadamente, terá mais controle sobre a freqüência cardíaca, não sobrecarregando o coração. Assim, não liberará adrenalina em excesso, e sim endorfina e serotonina, substâncias químicas responsáveis pela sensação de relaxamento e de bem-estar”, explica.
Segundo o psicoterapeuta corporal Eunice Ferrari, quando respiramos corretamente, também proporcionamos ao nosso organismo a chance de desenvolver sua capacidade inata de auto-regulação. 
Desse modo, exercícios respiratórios do yoga surgiram da observação do ato de respirar. Partindo da respiração abdominal, os antigos mestres começaram a testar diferentes tipos de respirações e analisar seus efeitos. Foi assim que se desenvolveram os pranayamas, os exercícios de respiração.
Respiração abdominal ou natural:
Respiração natural é aquela que os bebês já nascem sabendo e que se torna errada ao longo da vida.
– Deite-se de costas, em superfície dura, descanse as mãos sobre o abdômen, relaxando todos os músculos.
– Expire vigorosamente pelas narinas e encolha o abdômen em um movimento inicialmente mecânico até que seu corpo esteja habituado à respiração correta.
– Inspire lentamente pelas narinas, deixando que o ar preencha completamente o abdômen. Eleve-o, em seguida. Dessa maneira, o diafragma abaixa e abre-se maior espaço para os pulmões. Você não deve sentir movimentos de expansão nas costelas ou no peito. Durante o processo, o abdômen é o único a se movimentar.
Respiração Yogue:
Esta respiração é a base fundamental de toda ciência yogue de respiração. Ela deve ser trabalhada seriamente para se transformar no método natural de respiração.
– Fique de pé ou sentado.
– Respirando sempre pelo nariz, faça uma inalação enchendo primeiro o abdômen. Conscientize-se da respiração e assegure-se de que está respirando profundamente pelo diafragma.
– Esse ar subirá pela parte inferior dos pulmões, indo para o diafragma, dilatando as costelas inferiores, em seguida, o osso esterno e, por último, o peito.
Respiração alternada:
Este exercício ativa cada um dos hemisférios cerebrais, sincronizando-os. Use esta respiração quando sentir que seus pensamentos estão confusos ou quando a mente estiver muito agitada.
– Posicione sua mão esquerda sobre o joelho, e a mão direita com o dedo médio e indicador entre as sobrancelhas.
– Coloque o polegar ao lado da narina direita e o anular ao lado da esquerda.
– Feche a narina direita com o polegar e inspire e expire com a esquerda, durante cinco vezes.
– Libere a narina direita e respire cinco vezes com a direita, fechando a narina esquerda com o dedo anular. Esse é um ciclo completo. O ideal é praticar vinte e cinco ciclos.
BENEFÍCIOS DA BOA RESPIRAÇÃO:
Uma boa respiração favorece todo o corpo: rins, fígado, pulmão, sangue, intestinos, coração, pele, etc., melhorando: – Prisão de ventre. – Circulação sangüínea. – Memória, estimulando o aqui e agora que é a capacidade de viver no presente, sem pensar no futuro nem passado, ou melhor, vai lhe ensinar a viver em meditação, atento aos pensamentos para não serem inúteis, negativos e com isso reprogramar a mente para o que deseja, podendo desfazer o negativo, estimular o lado espiritual, viver no bem pensar, bem agir e até curando a si e o outro de uma doença qualquer, sem importar a distância (precisamos exercitar). – Regenera células, estimula a energia vital, ajudando a desintoxicar e curar o corpo. – Acalma, relaxa. – Suaviza as dores do parto. – Experimente fazer exercícios respiratórios quando estiver com fome. Você vai se sentir bem e perder a fome mostrando que a respiração alimenta, A uma arma poderosa quando fazemos o jejum. É uma arma poderosa para a Saúde Integral.

ONDE ENCONTRAR UM BOM AR:

É importante respirar ar puro, perto de árvores, quanto maior a vegetação melhor porque são as plantas que liberam o oxigênio para a atmosfera. De preferência ficar longe das estradas, porque o tráfego de carros, faz liberar tóxicos para nosso organismo que muitas vezes levam a vida inteira e não conseguem ser eliminados, trazendo grande prejuízo para o ser humano, principalmente o fígado e o sangue. Pesquisas feitas no Centro Médico em Haifa revelam que motoristas e cobradores de ônibus são mais propensos a ter câncer de pulmão mesmo sem ser fumantes e por isso os carros vão pagar pedágio mesmo dentro da cidade. O ar poluído deve ser evitado, sejam de fábricas, carros (nas cidades grandes existem órgãos encarregados de medir este ar), queimas de lixo, pneus, jornais, plásticos e principalmente dos cigarros, fazendo você virar um fumante passivo e correr riscos. Evite ambientes fechados não só onde há aglomerações de pessoas mas também em lugares privativos.

ABRA AS JANELAS DE SUA CASA:

E, se possível, dia e noite! Deixe o AR entrar.
Cortinas, carpetes, tapetes são focos de pó e ácaros, deixando o ar poluído, prejudicando qualquer pessoa, mesmo que seja imperceptível.
A PELE, O SEGUNDO PULMÃO - Respira-se não só pelo pulmão, mas também pela pele, então um pulmão sobrecarregado irá refletir na pele que pode estar ressecada, com alergias, furúnculos etc.. É necessário para a saúde que o corpo fique nu durante determinado período do dia para que este receba o oxigênio pela pele e com isso queimar o monóxido de carbono, liberando o gás carbônico que é altamente tóxico. As roupas devem ser de algodão, folgadas, nunca roupas apertadas, sintéticas, principalmente as de lycra tão cobiçadas mais nocivas para a saúde, porque impede a respiração normal da pele.

RESPIRAR E RENASCER: 

O Renascimento é uma técnica de respiração muito poderosa onde vai acontecer uma super-oxigenação cerebral e com isto a pessoa submetida ao processo vai entrar num estado alterado de consciência e assim liberar seus bloqueios, podendo dissolver dores, traumas, mágoas, ressentimentos e outros sentimentos qualquer que esteja impedindo o seu caminhar pela vida. A experiência tem comprovado que fazer 12 sessões desta respiração equivale muitas vezes a dez anos de terapia. O Renascimento vai reverter tendências negativas mentais e físicas, podendo restabelecer os padrões naturais da respiração que foram desaprendidos devido ao estresse, insatisfação, incompreensão, traumas de infância, desamor pela vida, etc.. Cada sessão é diferente e emocionante porque nunca se sabe o que vai eliminar, muitas vezes a pessoa está pensando em curar uma dificuldade, um problema (desafios da vida) sério, mas por detrás dele existe outro mais sério ainda que não tinha sido captado e no final são dissolvidos os dois e é neste momento que alguns conseguem descobrir sua verdadeira missão que é fundamental para o caminho espiritual, a verdadeira razão de estar neste planeta. Algumas pessoas não devem experimentar a técnica como menores de 16 anos, grávidas, pessoas que apresentem sintomas de epilepsia ou doenças similares e ainda dificuldade cardíaca. A técnica é simples, mas não é recomendado fazer sozinho sem orientação de um terapeuta competente e experiente, isto porque os imprevistos acontecem e sem uma boa orientação, o praticante pode ser altamente prejudicado. Como toda terapia alguns sentem resistências a crescer e se conhecer, daí seu inconsciente se encarrega de criar as dificuldades como falta de tempo, medos, impedimentos na hora de sair, enfim a mente humana é muito fértil. As sessões são mais benéficas em grupo porque uma dificuldade de um dos membros pode estimular os outros a agirem. Faz-se um pacto antes de iniciar o processo onde todos se comprometem em ser honestos consigo mesmos, com os outros e não deixar escapar o que ali aconteceu. Se você se harmonizar com a técnica, vale a pena vivenciar, os resultados são surpreendentes (veja abaixo telefone para contato).

RESPIRE E TENHA SAÚDE INTEGRAL:

Para aprender mais sobre respiração você não pode deixar de ler:
1) RESPIRAÇÃO ORIENTAL de Takashi Nakamura.  Ele lhe dará treinamento para uma respiração correta que parte do milenar sistema médico oriental e promove o bem estar físico, mental e emocional. Este livro oferece exercícios de fácil compreensão, ilustrado com fotografias que tornam possível ao leitor o domínio perfeito exercícios.
2)  A FORÇA CURATIVA DA RESPIRAÇÃO de Marietta Till.  Aqui você aprende exercícios para o corpo, a alma e para o espírito, podendo diminuir moléstias do corpo e as perturbações psíquicas como a angustia e a depressão. Marietta mostra com sabedoria o elo existente entre o corpo e o espírito e como a respiração faz esta conexão, necessária para nossa saúde e nossa ligação com Deus e ainda explica o melhor modo de utilizar a força da sugestão como um elemento essencial da terapia respiratória induzindo ao relaxamento, um mergulho dentro de si mesmo e a ampliação da consciência.


Fontes:
http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/2838-voce-sabe-respirar-corretamente-enquanto-corre
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u569278.shtml
http://www.saudeintegral.com/artigos/respirar-e-viver.html
http://www.jornalpequeno.com.br/2009/2/22/Pagina99680.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário