MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

sábado, 3 de março de 2012

EXERCÍCIOS FÍSICOS COM MAIS DISPOSIÇÃO!


 Um dos fatores que mais influenciam sua performance esportiva é a energia para executar o exercício. Você já deve ter passado pela experiência de ir para a musculação sem disposição, ou então, fazer um exercício aeróbico, como esteira ou bicicleta ergométrica, e estar bastante desgastado mesmo antes de iniciar a atividade. Quando isso acontece o seu rendimento acaba caindo. Falta forças e acaba dando preguiça de se exercitar.
Já nos dias que você está cheio de energia, você fica bem mais disposto para ir à academia e fazer com empolgação tudo o que está programado. Acaba sendo mais gratificante malhar com energia e sentir que o seu corpo está ali pronto para aquela carga que você vai levantar ou aquele percurso que você vai correr. Você vai se sentir muito bem quando for para a academia nesse pique e vai notar uma diferença enorme no rendimento. Nesses dias você vai pegar mais pesado, conseguir fazer mais repetições e correr mais.
Ao contrário do que muita gente pensa, o ritmo forte de treino nem sempre significa um prato mais pesado. Seu corpo realmente está mudando - para melhor! - e precisa de um carinho especial quanto à alimentação. O aumento de gasto calórico gerado pelo exercício deve ser respeitado, se possível até com ajuda profissional. Os cuidados começam na sua forma de pensar. "Eu mereço" costuma ser uma das armadilhas mais traiçoeiras após os treinos, afinal consumir mais calorias do que você gasta vai levar a um aumento de peso. Mas o oposto também deve ser evitado: frequentar a academia durante 3 horas e comer só uma saladinha, chegando em casa, vai destrambelhar seu organismo.
Nesses casos, acontece o que chamamos de descompensação metabólica. Há um desejo descontrolado por doces (carboidratos) após cerca de 6 horas do treino, levando ao acúmulo de gordura corporal.

Para você escapar dessa e de outras ciladas contra a boa forma, listamos a seguir os 10 mandamentos de quem quer ficar saudável e ainda perder gordurinhas indesejáveis:



1) Nunca se exercite em jejum -

Seu corpo precisa ter combustível para treinar ou vai começar a queimar massa magra (músculos) em vez de gordura. O ideal é não deixar passar mais do que quatro horas da última refeição até a hora do exercício.(conheça os alimentos amigos da sua dieta e aprenda a consumi-los) 



2) Diga sim aos carboidratos -

Eles são nossa fonte de energia e ativadores metabólicos. Esse grupo alimentar deve representar 60% do café da manhã e almoço. São encontrados nos pães, massas, grãos (lentilha, feijão) e, em menor quantidade, nas frutas. 



3) Não esqueça as proteínas -

Elas fornecem os aminoácidos, essenciais para uma boa recuperação das fibras musculares após os esforços físicos. Leite ou derivados, carnes em geral, soja e ovos são ótimas fontes. 



4) Coma pelo menos duas a três porções de fruta por dia -

Elas, juntamente com as verduras e legumes, repõem as vitaminas e os minerais perdidos durante o exercício. 



5) Beba água -

A regra de tomar, no mínimo, dois litros de água por dia continua valendo. Se quiser, acrescente água-de-coco ou isotônicos antes, durante e após o exercício. Hidratar-se bem acelera o metabolismo, ajuda na recuperação muscular e auxilia no tratamento da celulite e flacidez. 



6) Coloque mais fibras no seu cardápio -

Coma alimentos integrais (arroz, pão, lentilha, feijão), folhas, frutas com cascas comestíveis e também o bagaço. Só evite fazer isso instantes antes do treino, pois a digestão desses alimentos é mais lenta. 



7) Consuma alimentos diuréticos naturais (e nunca laxantes ou medicamentos similares) -

Erva-doce, salsão, coentro, berinjela e endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá ajudam a evitar a retenção de líquidos, favorecendo o emagrecimento. 



8) Reduza o consumo de carboidratos à noite -

Este tópico ainda é um ponto bastante discutido pelos especialistas! 
Dizem alguns que, nesse período, precisamos de menos energia, já que estamos mais próximos ao nosso metabolismo de repouso. A ingestão excessiva de carboidratos à noite resulta em um aumento das reservas de gordura, ou seja, atrapalha bastante quem quer perder peso.  Não custa , pelo sim e pelo não! De qualquer modo não fará mal algum reduzir os carboidratos a noite né! 



9) Não deixe o estômago vazio por mais de três horas consecutivas -

O objetivo é acelerar o metabolismo e manter seu corpo ativo, usando a gordura como fonte de energia. Nos intervalos das principais refeições, saboreie lanches rápidos e leves, como uma fruta, um iogurte ou uma fatia de pão com queijo light. 



10) Reduza ao máximo os doces, as frituras e o álcool -

As chamadas calorias vazias dos doces levam o corpo a usar somente uma parte como fonte de energia, o resto é acumulado em forma de gordura. Já as bebidas alcoólicas, que são tóxicas ao organismo, serão queimadas primeiro pelo corpo, levando o restante dos nutrientes da dieta ao mesmo destino indesejado: os pneuzinhos. 


E Exercite-se Melhor! 




Fontes:
http://www.minhavida.com.br/conteudo/1420-10-mandamentos-a-mesa-para-treinar-sem-fome-nem-desanimo.htm?ordem=1#gal

Nenhum comentário:

Postar um comentário