MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

PIRÂMIDE DA ATIVIDADE FÍSICA





Esta pirâmide funciona como regra para manutenção de uma boa saúde física, estas atividades semanais são bastante importantes, e seu conjunto forma o que chamamos de “Pirâmide da Saúde Física”.

O ritmo frenético de viver nos dias atuais não parece estar perto de se acalmar, a quantidade de coisas que temos que fazer ao mesmo tempo é impressionante e  cada vez torna-se maior. A tecnologia nos privilegia com suas descobertas e ao mesmo tempo nos deixa atônitos perante a nossa incapacidade de lidar com tal quantidade de informação.

Acabamos sempre nos adaptando, somos mestres em nos adequar às situações e convenções, mesmo que esta adequação a um novo padrão não seja parte da nossa natureza primária. O problema, é que estas adaptações geram demandas diretas no nosso corpo, solicitando que ele se modifique constantemente para atender às necessidades impostas pelo trabalho, pela sociedade, por nossa autocrítica e autocobrança.
Todo este processo se passa, na maioria das vezes, de forma inconsciente. E assim vamos “arcando” nossa coluna com o “peso do mundo que carregamos nas costas” e nem nos damos conta disso; “torcemos” nossas articulações quando nossa “estabilidade” é ameaçada; mantemos uma respiração curta e rápida para que a mesma se harmonize com o modo como vivemos: “tudo muito rápido e superficial, para dar resultados imediatos, é claro”. 
Raros são os momentos em que nos movimentamos, dançamos a nossa música e ritmo e sorrimos por puro prazer. 
Porém... Toda esta adaptação tem um custo, e na maioria das vezes nós somente o percebemos quando algum sinal aparece no corpo. 
Como, então, manter a nossa saúde corporal? 
Sabemos que o equilíbrio corporal depende de diversos fatores: alimentação, exercícios regulares, sono, relaxamento, e outros. Não é necessário deixar mais um ano passar ou esperar que um grande susto nos acorde deste louco jeito de viver, não é mesmo?
Imagine-se daqui a dez anos... Como é que estará a sua Vida, sua Saúde,  seu Bem Estar, sua Qualidade de Vida? O que você pretende no seu Futuro?

O que Você pode fazer AGORA, para tornar a sua Vida mais Saudável?

É muito SIMPLES! Mas... não necessariamente FÁCIL!

ESCOLHAS! 

As Escolhas são todas nossas!
Basta aprendermos a fazer escolhas, escolhas que nos permitam propiciar equilíbrio em todas as questões que interferem em nosso bem estar corporal.

Acredito que a busca por uma vida sadia e plena está diretamente relacionada à maneira como tomamos decisões. Em uma sociedade democrática é de se supor que tenhamos liberdade para fazer escolhas e agir de modo coerente com nossas crenças, princípios e valores. 
Mas será que somos capazes de tomar as decisões mais apropriadas sempre? Ou melhor, será que somos realmente livres para decidir sobre como nos alimentar de forma balanceada, sobre a boa qualidade do sono, sobre o tempo adequado para a prática de exercícios, sobre a boa relação com amigos e família? Sobre a melhor atividade Profissional, e não a mais lucrativa?

Nos últimos anos, os meios de comunicação têm divulgado exaustivamente pesquisas e novas descobertas que reforçam por exemplo: os males do tabagismo, os benefícios da prática de exercícios e as melhores orientações sobre uma boa nutrição, etc. 
No entanto, a sociedade (e coloco os dados da brasileira) continua aumentando seus índices populacionais de obesidade, ainda apresenta índices elevados de sedentarismo (cerca de 67%) e mantém cerca de 35% da população com hábitos tabagistas.
Se tomássemos decisões baseadas exclusivamente no que existe de mais moderno em termos de orientações e prescrições, o quadro acima deveria ser um pouco diferente. 

O que estou tentando dizer é que um fumante não necessariamente irá parar de fumar apenas por tomar ciência de todos os males que o cigarro acarreta. Precisamos de algo mais, algo que realmente nos motive e estimule a ter uma mudança de comportamento de forma mais permanente.

Nosso corpo se adapta e reage de diferentes formas aos estímulos que estamos sujeitos no cotidiano e por isso nos deparamos com tantas pessoas e corpos diferentes. 

Um bom começo na busca do equilíbrio e saúde corporal é começar a trazer para planos conscientes estas reações e adaptações, isto é, como seu corpo reage às diversidades deste mundo caótico em que vivemos hoje? Nosso corpo recebe a árdua tarefa de fazer a mediação entre tudo que sentimos, somos e percebemos e todos os estímulos ambientais e externos a que somos submetidos diariamente. Após este trabalho tomamos uma atitude perante a vida, uma “postura” diante das situações.

Qual a sua postura diante da sua alimentação? Das suas horas de sono? Dos necessários momentos de relaxamento e práticas corporais? Podemos apenas lidar com as questões corporais quando percebemos que elas existem. É preciso desligar o “piloto automático” do corpo que levanta sempre atrasado, é levado para o trabalho, fica horas sentado na mesma posição e nem ao menos foi preparado para isto.

A rica diversidade humana não permite que exista uma “receita” pronta e igual para que todos alcancem a saúde e bem estar plenos. No entanto, sabemos que algumas premissas são verdadeiras e para alguns a estratégia proposta na pirâmide de gerenciamento semanal da saúde física pode realmente funcionar.

Que tal Experimentar?









Fonte: Daniele Kallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário