MISSÃO:

Profissional especializado em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Sérgio Nunes e sua empresa QualiFis, pretendem desenvolver junto aos seus alunos e clientes a ideia da verdadeira Saúde, que obviamente não é apenas a ausência de doença, mas também o Encantamento com a Vida, dotando-os de um entendimento adequado de se Priorizar, de compreender que vale a pena Investir no seu Potencial de Ser, através do investimento na melhoria da Qualidade de Vida, aprimorando a saúde e usando como meio, a Atividade Física, em suas mais diferentes possibilidades.

“As informações, dicas e sugestões contidas nesse blog têm caráter meramente informativo, e não substituem o aconselhamento individual e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física.”

EM DESTAQUE AGORA NO BLOG....

EM DESTAQUE AGORA! É SÓ CLICAR PARA SE INFORMAR!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

EMAGRECIMENTO EFICAZ: AERÓBIO OU ANAERÓBIO? (CIÊNCIA E OPINIÃO)


VEJA OS VÍDEOS NO FINAL DA MATÉRIA!


 É científico e amplamente divulgado por todos, Professores de Educação Física, Especialistas Fisiologistas, Médicos, Revistas, Meios de Comunicação, Leigos: "Gordura só pode ser metabolizada no nosso organismo pela via aeróbia, ou seja com a presença suficiente do oxigênio no corpo. Logo... a redução dos pneuzinhos só acontecerá se realizarmos alguma atividade Aeróbia!"

Desvendando esta Meia Verdade...
Quando falamos em atividades ou exercícios aeróbios ou anaeróbios, estamos querendo determinar em que via metabólica (aeróbia ou anaeróbia) eles estão sendo realizados. 
É importante salientar que toda atividade física independentemente se aróbia ou anaeróbia possui os dois componentes, ou seja, em determinado momento trabalharão ou anerobiamente ou aerobiamente predominantemente. 
Mas vamos tentar classificá-los segundo a predominância destas vias, e é isso o que realmente se faz na prática. 

Metabolicamente toda e qualquer atividade com duração superior a aproximadamente 3 minutos contínuos pode ser considerado aeróbia!! 
Portanto as atividades de menor intensidade, que exercitam grandes grupos musculares, cargas leves e com maior volume de tempo (mais longas, acima de 10 minutos) são classificadas como atividades aeróbicas com benefícios cardiovasculares. 
As atividades aeróbias com duração superior a 20 minutos podem ser consideradas de alto gasto calórico e contribuirão também no processo do emagrecimento (redução do tecido adiposo subcutâneo e visceral). 

Já as atividades anaeróbias em geral são pouco volumosas, ou seja, de curtíssima a curta duração (até 3 minutos) porém de maior intensidade (principalmente cargas mais altas ou velocidades maiores).
Assim podemos concluir que atividades como, por exemplo, o Spinning, podem ser trabalhados de qualquer uma daquelas maneira, dependendo de como o Professor estruture a aula. Aulas com maiores cargas (pesadas), com tiros (velocidade) curtos podem ser considerados anaeróbios. E aulas mais leves, com ritmo constante, pouca velocidade podem ser consideradas aeróbias. Normalmente a aula é uma mescla de tudo isso, portanto tem momentos aeróbios e momentos anaeróbios.

Considerando, por exemplo, uma  intenção de otimizar o processo de emagrecimento, as aulas de Spinning são ótimas opções!! Contudo o processo é mais complexo do que as pessoas costumam caracterizar.
O grande segredo na realidade é conseguir aumentar significativamente o gasto calórico diário e também reduzir a ingestão! Sabemos que durante o dia o processo metabólico e fisiológico que mais consome calorias é o Metabolismo Basal e não pelas atividades físicas que realizamos (por incrível que possa parecer!). Neste tipo de situação (em repouso) estamos trabalhando exclusivamente pela via Aeróbia do metabolismo.
Metabolismo Basal é aquele necessário o suficiente para nos manter vivos, o coração batendo, as células respirando, produzindo calor, etc. 
E como, atualmente, a maior parte do nosso dia passamos praticamente em repouso e não em atividade física constante, se conseguirmos aumentar o metabolismo em repouso, o gasto calórico diário, considerando somente esta situação, terá um acréscimo significativo!
E como aumentar o gasto calórico em repouso? Esta é a pergunta que deve ser feita!!
A prática diária de alguma atividade física já é um estímulo importante, seja ela aeróbia ou anaeróbia, porém...
Como o maior dispêndio calórico basal (ou em repouso) é proveniente da nossa estrutura muscular... É inteligente então, supor que, se tivermos músculos mais fortes... 
Isso mesmo, maior será o gasto calórico em repouso! Então vamos deixar os músculos mais fortes! Irão gastar mais, inclusive no repouso, aumentando o gasto calórico basal diário e assim ficando mais fácil perder gorduras! Fácil, fácil!

É, nem tanto... Para aumentar a força muscular (e assim gastar mais calorias em repouso) temos que realizar exercícios vigorosos!!

E qual a maneira mais adequada de realizar estes tipos de exercícios?
Através de um programa adequado, por exemplo, na Sala de Musculação!
Mas fazendo Musculação não se ganha massa muscular e portanto mais peso?
Exatamente... e é isso que fará a diferença para aumentar o gasto calórico basal e emagrecer com maior rapidez e saúde!
Parece um contra censo! Mas não é!
Eu aumento o peso na balança e emagreço?
Devemos considerar que a palavra emagrecer, neste caso, relaciona-se a perda de tecido gorduroso, que faz mal e é deformante!
A balança é um mecanismo “burro”, não mede gordura, mas massa corporal.
A massa corporal é determinada pela composição de: massa muscular + massa óssea+ massa gordurosa + massa residual (órgão internos, sangue, etc.).

O aumento do tônus muscular e da sua força, deixarão estes mais densos, portanto com um peso para um mesmo volume, maior. Músculos fortes acarretam também ossos mais fortes, portanto mais densos também. Nesta brincadeira, só com a Musculação, conseguimos então (apenas com esta análise!): Músculos mais fortes e que gastam mais calorias, contribuindo assim para gastar mais energia (Calorias), inclusive gorduras e de brinde vieram ossos mais fortes!

Então é perfeitamente possível que em um primeiro momento o peso na balança suba! E isso não quer dizer que você engordou (Ganhou gordura) e sim que sua musculatura e ossos reagiram aos estímulos e ficaram mais fortes, mais densos, mais pesados. O seu motor que era 1.0, agora já está 1.4 e pode chegar a mais! Motor mais forte, mais potente... gasta mais combustível! Inclusive quando está funcionado sem sair do lugar (em marcha lenta). Como acontece no nosso corpo! Mas a consequência imediata pode ser um acréscimo na balança! Um aumento de saúde na verdade! 
Então... nesta situação, aumentar de peso na realidade não é ruim, como querem nos empurrar “goela abaixo”! Consequentemente com o avançar dos treinos, a estabilização do desenvolvimento muscular e ósseo, passando agora a gastar muito mais calorias que antes, uma nova etapa acontece na balança, ela começa a reduzir o peso!
Mágica! Só que agora a redução no peso acontece no tecido adiposo, exatamente no componente que queremos perder! E sem perder massa muscular! E desta maneira conseguimos também aprimorar o contorno corporal! Ou seja o relevo muscular aparece com maior nitidez!
E, agora, tudo isso associado a um controle alimentar adequado às suas necessidades diárias, a matemática não falhará! Considerando que não haja nenhum distúrbio metabólico... Maior gasto energético com consumo energético suficiente, associado a prática frequente de atividades físicas... Muito mais Saúde, Maior Aptidão Física, Menos Gordura, Melhor Estética e Qualidade de Vida!

Resumindo: O Emagrecimento será mais eficaz quanto maior for o preparo muscular. Músculos mais fortes, produzem maior trabalho e gastam mais. Inclusive nos momentos de Repouso absoluto como quando estamos dormindo e utilizando exclusivamente a via de metabolismo aeróbia! Aquela que metaboliza a gordura!

Respondendo aquela questão inicial... Sim, a gordura só pode ser consumida pela via Aeróbia! Porém, quanto mais forte os músculos mais eles utilizarão energia também por esta via, principalmente quando estão em repouso!

Para um emagrecimento Eficaz portanto é fundamental a realização de exercícios que fortaleçam a musculatura para obrigá-las a gastarem mais, durante as atividades aeróbias e também durante o repouso!


  

Um comentário:

  1. ADOREI O POST . TEXTO DE FÁCIL COMPREENSÃO E FALA DIRETAMENTE , SEM TERMOS TÉCNICOS, COMPLICAM MUITO PARA PESSOAS LEIGAS COMO EU ! FORTE ABRAÇO !

    ResponderExcluir